O gênero Aucuba inclui algumas espécies, mas apenas uma, Aucuba japonica, se tornou vulgar como planta de interior. Embora ao ar livre as aucubas possam atingir uma altura de 4,50 m, nenhuma das várias formas cultivadas em interior excederá os 90 cm.
As suas folhas opostas, de 10-17,5 cm de comprimento e pecíolos de 1,5 cm, são ovais, lustrosas e ligeiramente dentadas.
Todas produzem flores roxas, insignificantes no Verão, a que se seguem, em algumas espécies, pequenos grupos de bagas vermelho-vivo. Todas as inúmeras formas da Aucuba japonica apresentam folhas variegadas (as da espécie original são de um verde médio).
A forma mais conhecida é provavelmente a Aucuba japonica variegata, com as folhas profusamente salpicadas de amarelo-dourado.
Cuidados
Luz
As aucubas de interior requerem luz forte ou sol direto velado.
Temperatura
Estas plantas estão particularmente indicadas para locais frios e sujeitos a correntes de ar; suportam mesmo frio intenso. Não toleram, no entanto, as temperaturas muito acima dos 23ºC. Nas divisões quentes proporcione um elevado grau de umidade.
Rega
Regue abundantemente durante todo o ano com a frequência necessária para manter a mistura bem úmida, mas nunca deixe os vasos em água.
Adubação – Aplique um vulgar adubo líquido uma vez por mês.
Envasamento e reenvasamento
Utilize uma mistura à base de terra. Estas plantas dão-se bem em vasos relativamente pequenos; vasos de 12 a 20 cm têm espaço suficiente para as raízes de uma planta bastante grande.
As plantas pequenas podem ser mudadas na Primavera para vasos do tamanho acima quando necessário. Uma vez atingido o vaso do tamanho máximo aconselhável, é conveniente proceder à substituição superficial da mistura todas as Primaveras.
Propagação
As estacas de 10-15 cm de comprimento enraizarão facilmente na Primavera se forem plantadas em vasos pequenos com uma mistura umedecida de turfa e areia grossa ou perlite.
Coloque cada vaso num saco de plástico e mantenha-o à temperatura normal de interior em sol direto velado, não voltando a deitar água até que o aparecimento de novas folhas revele que já se deu o enraizamento.
Em seguida, retire o vaso do saco de plástico, regue ligeiramente a nova planta e comece a adubá-la mensalmente com um adubo líquido. Quando a planta tiver atingido 30 cm de altura, mude-a para um vaso de 10 cm com a mistura indicada para plantas adultas e trate-a como tal.
Observações especiais
Se as plantas se tornarem demasiado grandes, pode-as no inicio da Primavera.