A sensibilidade, a leveza e a beleza que as gérberas apresentam em nada tem a ver com sua força e resistência e necessidades de cuidados e precauções para manter sempre bela e consistente em seu visual e saúde, pois a durabilidade e tempo de maturação e vida desta planta dependem em muito do como a tratamos e de como fazemos para revitalizá-la.
O manejo e o cultivo requerem cuidados e precauções que vão desde a devida composição do solo a irrigação constante, porém sem encharcar, o que nem sempre é salutar a qualquer tipo de planta.
Planta de aspecto sutil esconde atrás de sua beleza uma resistência e uma capacidade de reprodução e renovação sem igual. Trata-se de uma planta/flor que floresce em determinada fase do ano, mas que não perde por isso seu resplendor nas outras épocas em detrimento de sua florada.
Local para o cultivo
Esta planta requer e necessita de luz solar, então é quase que desnecessário dizer, que deve ser plantado em área externa, o que não impede de estar acondicionada num vaso e este poder transitar entre o lado de fora e o de dentro em determinadas situações e momentos.
Se a colocação da planta for a um local definitivo onde não lhe permita mobilidade deve ser levado em conta à probabilidade de luz solar neste, o que garantirá uma sobrevida e durabilidade da espécie por mais tempo, além de manter uma glamorosa aparência por mais tempo e prazo.
Cuidados no manejo
Como toda planta é importante fazer podas frequentes e sempre que for preciso, para limpar seus caules de folhas velhas e que estão lhe tirando a força e nutrientes.
Necessário é fazer uma limpeza sempre que aparecer sinais de desgaste, pois esta poda proporciona revitalização e força para que a mesma cresça e resplandeça na natureza.
Fazendo esta limpeza e poda, estará garantindo a brotação nova de flores e com isso garantindo cada vez mais a planta saúde e vitalidade e esta em contra partida lhe dará flores e uma beleza ímpar sem igual.
Irrigação
A irrigação deve ser constante, deve ter uma boa drenagem no local, para que não aja o encharcamento e consequentemente acometer a planta de doenças e provocar sua morte prematura. Irrigar não é encharcar, como já foi dito, entretanto deve seguir uma constância diária, pois se a planta se ressecar pode também comprometer sua qualidade.
Se for viajar ou se ausentar por um período longo, necessário e manter uma forma eficiente de irrigação, e para tal você pode solicitar ajuda de um vizinho ou parente, ou ainda, fazer um dispositivo com uma garrafa pet usada, com a boca colocada dentro da terra e cheia de agua, que poderá irrigar através da força gravitacional da natureza.
O encanto das Gérberas
A planta é muito resistente, sutil e de uma boa leveza, esta planta engana quem acha que com isso é uma espécie frágil, pois sua força está exatamente em seu aspecto e em seu resplendor.
Multicolorida e com uma vivacidade que acomete de alegria e admiração quem as toca e a vê, esta planta originária das regiões africanas do globo terrestre é uma boa opção de ornamento e cultivo em residências e tem uma boa opção comercial para os amantes de plantas como sinal de presente através de arranjos.
Receber uma gérbera é algo muito admirável, e o melhor, mesmo depois de colhida e bem acondicionada num vaso com água ela ainda sobrevive e dura um bom tempo.