Nome Científico: Cineraria sp.
Nome Comum: Cinerária
Nomes Populares: Cineraria, Senécio.
Família: Asteraceae.
Origem: Ilhas Canárias, África.
Descrição: Planta herbácea, vivaz, cultivada como anual ou bianual, de porte ereto, compacto e arredondado, com cerca de 15-40 cm de altura.
As folhas de Cinerária ou Senécio são basais, brilhantes, cordiformes, com margens levemente dentadas, de cor verde claro, pubescentes e com nervuras de cor mais pálida. Têm um tamanho de 10-15 cm. As flores Cineraria ou Senécio são agrupadas no cimo da folhagem, formando um tufo de cores vivas, desde o azul, vermelho, rosa, branco, violeta, com o centro de cor contrastante, podendo ser bicolores.
Esta espécie também é muito utilizada como planta de interior. Após a floração deve ser trocada ou eliminada, pois é difícil conseguir que volte a florir.
Sementeira: Semear as sementes de Cineraria ou Senécio em local definitivo na Primavera/Verão, quando o solo estiver quente, isto é, a uma temperatura adequada para a germinação. Em estufa na Primavera ou final do Verão. Temperatura ótima para germinação de 18-20ºC.
Temperatura/umidade: No interior, manter uma temperatura amena, não muito quente, com boa circulação de ar e umidade elevada, pulverizando o ar em volta da planta sem molhar muito as suas folhas e flores.
Crescimento: Rápido
Transplantação: Quando oportuno. Espaçamento de cerca de 30 cm.
Luz: Meia-sombra. A Cinerária prefere luz indireta. No interior colocar as plantas em janelas, varandins ou varandas, com boa exposição á luz indireta.
Solos: Bem drenados, úmidos.
Resistência: Não resiste ao frio. Não tolera calor excessivo. Proteger das correntes de ar e das mudanças de temperatura e umidade.
Rega: Frequente. Manter solo um pouco úmido mas não regar em excesso. Nas plantas de interior colocar o vaso sobre um prato com água para a planta a absorver, evitando assim molhar as folhas.
Adubação: Caso necessário, adubar de preferência com fertilizante líquido, equilibrado, na altura da floração. Não fertilizar em excesso.
Floração: Fim de Inverno e Primavera.
Pragas e Doenças: Afídeos, mosca branca, botrytis, podridão radicular.
Multiplicação: Semente.
Utilização: Canteiros, bordaduras, maciços, vasos.