Os narcisos são plantas pertencentes à família Amaryllidaceae. Foram descobertos no continente Europeu, se adaptando com maior facilidade às regiões que têm clima Oceânico, Mediterrâneo, Temperado e Subtropical. Se for cultivada da forma adequada, os narcisos podem atingir 1 a 3 m de altura.
As flores dos narcisos são delicadas, pequenas e charmosas, sendo ótimas para decorar ambientes externos e internos. Pertence à família Amaryllidaceae, o que lhe confere um caule alongado e bulboso, apresentando flores com tonalidades brancas ou amareladas.
Dicas sobre o cultivo dos narcisos
Os narcisos são plantas que possuem um ciclo de vida perene, ou seja, que têm a capacidade de florescer durante todo o ano. Estão mais adaptadas ao clima sub-tropical, tendo maior facilidade florescer na primavera e verão. Geralmente, a floração começa inicia-se no finalzinho do inverno.
Após florescer, exalam um perfume agradável. A floração dos narcisos se caracteriza por ser cacheada e apresentam tonalidades amarelas, brancas ou mescladas.
Como plantar
Os narcisos são plantas frágeis, logo é necessário tomar alguns cuidados para cultivá-las. O plantio deve ser feito por meio do bulbo, que pode ser plantado em qualquer época do ano.
No entanto, o mais recomendado é plantar a flor durante o final do outono, pois é quando a planta apresenta uma floração espontânea.
A planta pode ser fixada em qualquer tipo de solo, mas é recomendado evitar os terrenos que são excessivamente encharcados. O ideal é que os narcisos sejam plantados em uma área que recebe de 2 a 3 horas de incidência de sol, visto que elas carecem de luminosidade para se desenvolver. Recomenda-se manter um espaçamento de 10 cm entre as flores para que elas possam crescer sem interferir no desenvolvimento das outras.
Cuidados com o cultivo
Para promover o crescimento saudável das flores é necessário tomar cuidados específicos com o cultivo. As regas dos narcisos devem ser feitas uma vez por semana, uma vez que a planta não suporta o excesso de água, pois a raiz pode ficar encharcada e apodrecer.
Além disso, também é indicado enriquecer o solo com matéria orgânica para renovar os nutrientes do solo e consequentemente fortalecer o crescimento da planta. A cada 6 meses é recomendado podar as plantas para garantir que as folhas infectadas e machucadas não irão prejudicar a o restante da flor.
Atenção
Os narcisos são plantas tóxicas, devendo ficar longe do alcance de crianças e animais.