Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




crisântemo--2

Este gênero botânico originário da Ásia e possuidor de mais de cem espécies diferentes é muito famoso graças as suas flores. É uma planta que tem sido cultivada na China por milênios, havendo atualmente no mundo um grande número de variedades cultivadas.

No Japão, um dos países onde esta flor é muito apreciada, o crisântemo é visto como um símbolo do sol e do imperador, e há até mesmo um dia nacional do crisântemo, chamado de festival da felicidade, para celebrá-la.

As milhares de variedades cultivadas existentes vão desde cultivares anões com aproximadamente 30 cm de altura a plantas com cerca de 1 m de altura, cujos botões florais são por vezes retirados para que se desenvolva uma única grande inflorescência no ápice da planta.

As inflorescências variam bastante na forma e nas cores, e podem ser classificadas, por exemplo, como simples, semidobradas, bola, pompom, anêmona e spider. Quanto a cor podem ser amarelas, brancas, rosas, azuis, cor-de-rosa, vermelhas e também de tons intermediários entre estas cores.

Chrysanthemum x morifolium

O crisântemo pertence à família Asteraceae e dependendo do formato, pode apresentar mais de uma cor misturada, geralmente com uma no centro e pétalas periféricas de outra cor.

Uma característica interessante do crisântemo é o fato de florir principalmente no inverno, o que é bem útil para garantir que seu jardim terá flores durante todo o ano, uma vez que a maioria das plantas ficam dormentes nesse período.

É aconselhável que se crie o crisântemo em locais protegidos do sol a pino, uma vez que é uma planta mais adaptada ao clima ameno do inverno. Obviamente ela necessita de um pouco de sol todos os dias, mas pode ser suprida apenas com a luminosidade que entra por janelas abertas.

Graças ao seu pequeno porte, geralmente com menos de 1 m de estatura, os crisântemos são vendidos envasados e já prontos para serem utilizados na decoração, logo não há necessidade para o consumidor fazer nada quanto ao plantio.

crisantemo1

Se houver interesse em trocar de vaso, lembre-se de ser cuidadoso para não danificar o terrão. Se houver interesse em multiplicar a planta, deve-se utilizar o método de estaquia, removendo mudas de cerca de 5 cm das ponteiras da planta original.

Irrigue esta planta regularmente, de forma a não deixar o solo ficar demasiadamente seco, evitando sempre exageros que podem levar à proliferação de doenças fúngicas, como a ferrugem.

Semestralmente adicione um pouco de fertilizante orgânico, além de adubo NPK rico em fósforo, para assim manter o solo rico em nutrientes e a planta desenvolver-se bem, mas lembre-se de nunca exceder a dose sugerida na embalagem, o excesso de adubo também pode ser letal à planta.

Um dos truques para ter um belo crisântemo é remover o broto central uma vez que ele atingir a estatura desejada, assim a planta gastará menos energia crescendo para cima e mais energia se tornando mais encorpada.

Os crisântemos são plantas de dias curtos, e florescem quando os dias começam a diminuir e as noites a aumentar em duração. Portanto florescem no outono ou no inverno, dependendo da região. Em regiões de baixa latitude, não floresce naturalmente.

As plantas podem ser induzidas a florir encurtando artificialmente o dia, por exemplo, cobrindo as plantas com um plástico opaco escuro algumas horas antes do anoitecer e descobrindo algumas horas depois do nascer do sol, deixando a duração da noite em 12 a 15 h.

crisantemo99

Cultivo
Os crisântemos são plantas perenes, mas são algumas vezes cultivadas como anuais. É recomendado dividi-las e replantá-las a cada três anos, caso sejam mantidas como plantas perenes.

Propagação
Por sementes – as sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, transplantando as mudas com cuidado quando estas têm de 4 ou 6 folhas verdadeiras.

As sementes de crisântemo são pequenas e devem ser semeadas superficialmente, embora também seja possível cobrir com uma leve camada de terra peneirada, areia ou serragem fina. A germinação das sementes normalmente demora entre uma e três semanas.

Por estaquia – plantando ramos terminais cortados com pelo menos 4 cm de comprimento.

Por divisão de plantas – com dois anos ou mais.

O crisântemo somente floresce onde as noites ficam mais longas durante o outono ou inverno. Assim, o crisântemo não floresce naturalmente nas regiões mais próximas do equador terrestre

Espaçamento recomendado entre plantas
30 a 90 cm, dependendo do tamanho do cultivar.

agua 9752

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.