Sempre coloridas e vistosas, as begônias compõem uma família de 1500 espécies. É uma planta perene que pode compor lindos vasos, jardineiras. A novidade é que após vários cruzamentos e melhoramentos esta maravilhosa flor poderá também invadir os jardins.
É uma planta perene muito florífera nas cores brancas, vermelhas, amarelas, rosas e algumas variações destas misturas. Alguns tipos (Begônia semperflorens) podem compor belos maciços e bordaduras durante o ano todo, outros se adaptam melhor a vasos e a locais protegidos.
As Begônias Ilumination podem, além de compor canteiros em jardim, serem plantadas em grandes cestos, pois seus galhos ficaram pendentes e com um efeito maravilhoso.
As begônias ficam lindas em vasos. As melhores espécies para o cultivo em vasos são: Begônia sarmentosa (Begonia sarmentacea), Begônia de folha (Begonia x sementacea) e Begônia olmo (Begonia ulmifolia) ou prateada (Begonia venosa).
Para canteiros, recomenda-se a Begônia cerosa (Begonia semperflorens), com época ideal para plantio no mês de abril.
Em climas quentes teremos flores durante todo o ano. Verão, Outono e Primavera. A melhor época de plantio é no Outono ao sol ou meia-sombra.
As begônias para vasos são plantas tropicais muito delicadas. Preferem clima entre 20°C e 28°C e não gostam de ventos. Já as Begônias-cerosas de canteiros preferem um clima mais ameno e não toleram bem as chuvas de verão, chegando a adquirir uma aparência “melosa”.
Solo para plantar a begônia
A begônia necessita de uma mistura de solo rica em matéria orgânica
* 1 parte de terra comum de jardim;
* 1 parte de terra vegetal;
* 2 partes de composto orgânico.
Como montar um vaso
1 – Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
2 – Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
3 – Adicione o solo rico em matéria orgânica como informado acima e desfaça um pouco do torrão com as mãos para que as raízes se adaptem mais rapidamente ao vaso;
4 – Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores.
Adubação
Adubar com torta de mamona, farinha de peixe ou de sangue, Usar salitre-doChile, uréia, nitrocálclo ou NPK rico em N. Alguns tipos apresentam outras características e precisam ser adubadas com farinha de osso ou torta de algodão, usando-se fosforlta, superfosfato, termofosfato ou NPK rico em P.
Manutenção da begônia
* Devemos ter o cuidado de remover flores murchas e queda das folhas mortas;
* Uma vez por ano, na primavera, faça uma poda drástica para incentivar a brotação de novos ramos, cortando sempre acima de uma folha e na diagonal;
* Adube a cada dois meses. Coloque em torno das begônias lascas de madeira para manter a umidade. Se as folhas ficarem marrons, é preciso aumentar a umidade do solo;
* Deixe um espaço de tempo entre as regas para que a terra seque um pouco, especialmente no inverno.
* Quando for regar as begônias, não molhe suas folhas, apenas o solo. Também é importante que os vasos tenham aberturas para escoar a água não absorvida pelas plantas.