A tampala, uma planta de origem asiática, mais precisamente da Índia e muito comum no mundo inteiro devido o seu colorido.
É uma planta fácil de ser cultivada e raramente apresenta problemas para germinar ou chegar até a fase adulta.
A tampala pertence à família das plantas Amaranthaceae. Popularmente ela também recebe o nome de bredo, caruru e caruru de mancha, todas devido a sua coloração. Tem origem do continente asiático, mas é utilizada por diversas culturas no mundo inteiro pelas mais variadas culturas como alimento e também com uma planta ornamental.
O seu tamanho não ultrapassa a 1,5 m de altura e possui uma coloração muito variada. Possui um ciclo de vida anual o que a torna uma planta muito popular em algumas localidades, principalmente as regiões de clima equatorial, mediterrâneo, subtropical, temperado e tropical.
Existem algumas variações de tampala que se diferenciam de acordo com a utilidade da planta, que como citamos mais acima pode ser tanto consumida como verdura como também planta ornamental.
Cultivo
A tampala deve ser cultivada preferencialmente sob o sol pleno, com solo bem fértil e bem drenado. A matéria orgânica não pode faltar para que sua planta cresça bem forte e também jamais deixar a sua planta seca, então as regas tem que ser bem regulares.
Se a tampala for cultivada em uma região onde o clima é mais temperado, será bem fácil cultivar essa planta dentro de casa e em vasos, mas a tampala prefere climas mais quentes como o tropical e o subtropical.
Se quiser que a tampala germine mais rapidamente, basta cultivá-la por sementes e durante a primavera, que são os meses mais propícios. A tampala só germina através de sementes que devem ser inseridas em covas não tão profundas, de no máximo 20 cm.
As regas precisam manter uma regularidade, principalmente se a sua tampala for cultivada em áreas externas onde ficam sob ação direta dos raios do sol.