A perpétua é originalmente uma planta herbácea de flores de coloração roxa. No entanto, hoje em dia já são produzidas variedades de diversas cores.
Suas folhas são oval-lanceoladas, de coloração verde-clara. Ela é versátil, tendo várias funções paisagísticas, podendo ser utilizada como forração ou para compor canteiros, bordaduras e maciços. Além disso, pode ser cultivada para a produção de flores secas.
A Gomphrena globosa, nome científico da perpétua gonfrena, também é conhecida popularmente pelos nomes de perpétua roxa ou amaranto globoso.
Originária da América Central, mais precisamente de países como Panamá e Guatemala, a perpétua roxa é uma excelente escolha para quem deseja cultivar uma espécie resistente, de fácil cultivo, poucos cuidados e muita beleza.
Da família Amaranthaceae, a perpétua gonfrena possui ciclo de vida anual, mas que oferta diversas sementes ao longo de seu cultivo, podendo ser plantada a qualquer época do ano, principalmente durante o verão.
Suas flores bem pequenas são reunidas em uma inflorescência globosa, densa, axilares, terminais, de cor roxa e muito durável. Já as folhas da perpétua roxa são de coloração verde-clara, em formato oval-lanceolados e com textura pilosa.
Podendo crescer até 60 cm de altura, suas flores também podem ser usadas em chás, trazendo alívios para dor no estômago, inflamação na garganta, tosse, problemas respiratórios e diurético.
Continue a leitura para entender como é fácil preparar o cultivo da perpétua roxa!
Como plantar a perpétua roxa
* Solo: a perpétua roxa não costuma ser uma planta exigente quanto aos nutrientes, mas ter o solo enriquecido com matéria orgânica é sempre bom. A maior exigência dessa espécie com relação solo é que este precisa ser bem drenado. O pH ideal de solo é de 6 a 7;
* Clima: a perpétua roxa é uma planta que se adapta ao calor intenso e ao frio subtropical;
* Luz: a perpétua gonfrena deve ser cultivada em pleno sol;
* Rega: durante as estações mais quentes a perpétua roxa deve ser cultivada diariamente. Durante as estações mais frias, a irrigação deve acontecer quando o solo estiver seco, mantendo-o sempre úmido, nunca encharcado.
Essa espécie é um grande atrativo de insetos polinizadores, como as abelhas e muitas borboletas.
A perpétua gonfrena pode ser plantada de forma isolada, em vasos, jardineiras ou diretamente ao solo, formando lindos e coloridos maciços que se destacam em meio à vegetação verde, ou renques ao longo de caminhos.
Também muito utilizadas para a produção de folhas secas, a perpétua roxa costuma manter sua cor por muitos anos.
Seguindo o passo a passo de como plantar perpétua roxa, com certeza você vai ter uma inflorescência incrível brotando no seu jardim.
Tolera bem o calor e o frio subtropical. Sua multiplicação é feira através de sementes.