A peperômia é uma planta de fácil cuidado e de crescimento rápido e vigoroso, a espécie possui mais de mil variedades, embora a mais conhecida e integrada aos lares seja a peperômia filodendro, que possui folhagem pendente verde e branca.
Ela é realmente uma planta muito procurada por conta dessas características e em consequência dos trabalhos com linguagem de jardins tropicais estarem em moda. As vantagens, são o volume, a cor a baixíssima manutenção. Elas trazem cor e alegria para o ambiente.
Adotando uma peperômia: luz, água e replantio
Por ser uma planta facilmente adaptável ao ambiente, os cuidados não são os mais difíceis: regá-las três vezes por semana já é o bastante.
A peperômia reserva muita água nas folhas e nos troncos, A planta pode ficar muitos dias sem molhar que resiste. Para os que decidirem deixá-la pendurada, como é a predileção de muitos, uma dica: É possível manter o vaso com água no prato embaixo.
Luz
Agora, com os aprendizados sobre a quantidade de água que ela deve receber, é hora de se atentar à luz que vai receber. A peperômia é considerada uma planta de meia-luz, ou seja, um pouco de luz é sempre bem-vindo, mas exagerar não.
Evite colocá-las em um lugar na casa em que o sol bate a maior parte do dia. A luz do sol pode, na medida certa, fazer com que as folhas mudem de cor. No entanto, quando é muito direto pode acabar prejudicando a folhagem.
Plantio
Para fazer o replantio, basta um ramo para que ela cresça em um novo vaso, que deve ter os cuidados de adubação e a luz, como citados acima. A fácil manutenção dela também ajuda na hora de replantar. Basta seguir os mesmos princípios da sua planta adulta.
Características do Filodendro
Usada geralmente no modelo pendente, ou seja, colocada em uma parede e com as folhas crescendo na posição vertical, a filodendro tem folhas que se assemelham ao formato de coração e podem até mudar de cor com o tempo – quando mais jovens, verdes claras, e “amadurecida” em tons mais escuros, sem contar as espécies com a coloração rosa.
O filodendro, em comparação à jibóia, tem cuidados mais específicos, conta a paisagista Além disso, ela é mais tóxica do que a jibóia para os animais, sendo a espécie Filodendro-Brasil a mais forte.
Diferenças entre filodendro e jibóia
As principais diferenças são as condições dos cuidados, já que a jibóia é menos vulnerável à luz. Além disso, alguns detalhes da aparência pode te ajudar a discernir qual é qual.
A folha do filodendro é mais reta, não dobra muito, e tem a ponta mais afilada em comparação à da jiboia. O caule dele é mais fino também, além de ter uma textura lisa. Enquanto o da jiboia é grosso e áspero.
Luz e Água
Luz
Não é recomendado que a planta seja colocada em um lugar que bata luz direta na sua casa. Ou seja, evite pontos em frente às janelas e outros espaços, como a varanda, que costumam receber essa iluminação.
A luz difusa é o ideal, isso porque o filodendro possui certa fragilidade com a luz e, se muito exposta a ela, pode queimar as suas folhas facilmente.
Água
Assim como a jibóia, o fllodendro gosta de ter a terra seca por alguns dias, então regá-la com muita frequência pode acabar atrapalhando o seu crescimento. O ideal é regar de duas a três vezes por semana.
A dica é sempre colocar a ponta dos dedos na terra e depois analisar se eles se sujaram de terra, é como um indicativo de que a terra ainda está úmida e não precisa regar novamente.
Na decoração
As opções para inserir a planta na decoração de casa são muito amplas, desde o vaso em uma superfície plana até pendurá-la em algum ponto alto – sendo essa última a favorita.
Isso porque, pelo fato de ser uma planta que cresce na vertical, ela forma o efeito cascata com as folhas que podem agregar para o visual na parede.
Por mais que seja possível colocar em um vaso, uma hora o caule e as folhas vão começar a cair para baixo. Então, o recomendado é sempre colocá-la em um ponto mais alto, onde seu crescimento possa valorizar o cantinho escolhido.
Outras variedades podem ser feitas também por meio de ganchos instalados na parede, que podem guiá-las para a direção escolhida.