A peperômia sandersii é conhecida popularmente como peperômia-zebra e peperômia-melancia. É originária do Brasil e pertence à família Piperaceae.
Trata-se de uma planta herbácea de folhagem densa, delicada e ornamental. Ela apresenta cerca de 25 cm de altura e caule rudimentar, de onde partem longos pecíolos bronzeados, dispostos em roseta.
Suas folhas são carnosas, ovaladas, em forma de escudo e de superfície ligeiramente côncava. A cor é verde escura com um belo padrão de faixas prateadas que iniciam no centro da folha. A face abaxial (inferior) é de coloração verde-clara. As inflorescências são cilíndricas, esverdeadas e discretas, com pouca importância ornamental.
Exigem luz solar filtrada. A peperômia não gosta da luz solar direta porque as cores de suas folhas ficarão descoradas. As variedades verdes são mais tolerantes
Esta peperômia de folhas diferentes e brilhantes é muito apreciada em vasos e jardineiras, mas exigem luz solar filtrada. As variedades verdes são mais tolerantes sendo passível seu cultivo dentro de casa, próximo a janelas. Cantinhos quentes e úmidos, longe de correntes de vento são ideais.
As espécies eretas que crescem em mesas de escritório onde a luz brilhante está faltando têm seu crescimento estagnado devido à luminosidade insuficiente.
As variedades claras da peperômia (cultivares) reverterão e ficarão toda verde quando há uma insuficiência de luz.
Também pode ser utilizada como forração, sob a copa de árvores e até mesmo em pequenos jardins iluminados por clarabóia em ambientes internos. No entanto ela não tolera o pisoteio e se quebra com facilidade. Se ela se apresentar com crescimento fraco e pecíolos longos é provável que esteja necessitando um pouco mais de luz.
A planta nunca deve ficar com as raízes mergulhadas na água porque apodrecem na coroa (parte central). Devido a estas razões, as peperômias, em geral, não são muito apropriadas para o crescimento ao ar livre nos trópicos devido às circunstâncias de períodos prolongados de chuva.
Deve ser cultivada sob meia-sombra ou luz difusa, em substrato leve, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta essencialmente tropical, a peperômia-zebra aprecia o calor e a umidade ambiental e não é capaz de tolerar geadas ou frio intenso.
Sua multiplicação é feita por divisão da planta, preservando-se sua estrutura completa, com folhas, pecíolos, caule e raízes.