A Peperômia melancia é uma plantinha de jardim bastante chamativa e que vem ganhando cada vez mais espaço.
As folhas são arredondadas, lustrosas e listradas, bastante semelhantes à casca da melancia. O verde escuro com riscas acinzentadas dá um charme a essa plantinha especial. E como se fosse um toque especial, ela ainda tem pecíolos vermelhos.
E ela é muito fácil de ser cultivada, tornando-se uma ótima alternativa para qualquer jardim.
A peperômia melancia é uma plantinha pequena, que chega a no máximo 30 cm de altura e é típica da Mata Atlântica brasileira. Por isso ela cresce facilmente em ambiente doméstico e não exige muitos cuidados específicos.
Ela produz inflorescências longas, semelhante a pequenas espigas de coloração creme ou branca.
A coloração das folhas é verde escura, com listras acinzentadas, bastante semelhantes a casca da melancia. Essa cor se destaca ainda mais quando se observa o caule avermelhado.
Por ser uma planta da mata Atlântica, é acostumada a viver em ambientes sombreados, de modo que a luz direta queima as suas folhas.
Por isso é preciso deixá-la em ambiente de luz difusa. Sendo assim, ela é excelente para ambientes de dentro de casa, como a cozinha e a sala de estar, por exemplo.
Você pode deixar a planta também em janelas que não recebam luz direta do sol ou ainda em locais sombreados do seu jardim.
Mas tenha atenção porque a planta não aprecia luz direta, mas necessita de um pouco de luminosidade. O sol até as 10h da manhã pode ser benéfico.
Atenção ao cultivo dessa espécie
A peperômia melancia é uma espécie que possui raízes curtas. Por isso ela pode ser facilmente cultivada em vasos pequenos ou recipientes mais baixos.
Você pode até mesmo utilizar tigelas e cestos suspensos, mas sempre com o cuidado de que o recipiente seja furado para que a água escoe.
Ao montar os vasos, use uma camada de drenagem para evitar que a água se acumule na região das raízes.
Cuidados para regar
Se observar bem vai perceber que as folhas da peperômia melancia são carnudas e macias, assemelhando-se de certa forma às suculentas.
Sendo assim, você não deve jamais exagerar na quantidade de água disponibilizada ao vegetal. Então, procure colocar a água diretamente na terra aos poucos, até que comece a escorrer pelos furinhos do vaso.
Não molhe as folhas porque isso faz com que elas apodreçam e caiam. E espere até que a terra fique bem seca antes de regar a planta novamente.
Ela tem esse nome porque as suas folhas são arredondadas, lustrosas e listradas, bastante semelhantes à casca da melancia. O verde escuro com riscas acinzentadas dá um toque de charme a essa plantinha fácil de ser cultivada em interiores.