A Lumina é uma planta originária da África e pertencente à família Agavaceae. É também conhecida como Clorofito-lumina. É uma planta considerada herbácea, e que tem um grande destaque nos jardins devido ao seu colorido incomum de sua folhagem.
Conta com folhas bastante largas em coloração roseta, costumam crescer com rizomas carnosos. Suas folhas são o grande atrativo deste tipo de planta.
Na maioria das vezes a planta aparece em tamanhos largos e longos, com um limbo verde escuro e também fosco, além de uma longa e grossa nervura no seu centro, com um brilho totalmente translúcido e de coloração creme alaranjada.
A sua inflorescência vem de importância ornamental em um segundo momento, além de apresentar hastes avermelhadas com pequenas flores brancas.
A Lumina é uma planta tropical bastante atraente. Suas características que chamam muito á atenção é a sua exuberância que pode ser apreciada tanto em interiores que estiverem bem iluminados, perto de janelas, porém sem receber sol diretamente, o que normalmente queima as suas folhas.
Além de vasos, a lumina pode ser cultivada em jardins, totalmente isolada ou ainda em pequenos grupos, em locais que poderão contar com luz filtrada e ainda totalmente protegida pelas sombras das árvores. É importante salientar que o grande exotismo deste tipo de planta é totalmente valorizado nos jardins de coloração tropical e contemporâneos.
Cultivo
O cultivo da Lumina deve ser em meia sombra contando com substratos drenáveis, estes que deverão ser enriquecidos com matéria orgânica e ainda mantidos de forma úmida. Pelo fato de a Lumina ser uma planta rústica ela não precisa de cuidados especiais.
A espécie aprecia bastante o calor e também toda a umidade dos ambientes tropicais, devendo ser cultivadas nas estufas em países que tiver um clima temperado. Uma peculiaridade interessante é que não há necessidade da realização de podas nesta planta, basta apenas se remover as folhas que estiverem mortas que estará pronto.
É interessante investir em adubações leves realizando um replantio desta inflorescência pelo menos duas vezes no ano, sempre na época da primavera, o que são suficientes para todo o desenvolvimento de folhagens que sejam vibrantes.
Este tipo de planta costuma se multiplicar através de divisões de touceiras e ainda rizomas devido a ocasiões do seu replantio realizado.
Folhas
As folhas da Lumina são bastante estreitas e também compridas, com coloração verde fosca, crescendo através de rosetas apresentando em suas nervuras um tom muito bonito laranja fluorescente, que acontece até a base da planta, oferecendo assim um visual totalmente para encher os olhos.
Além de ser caracterizada como uma planta muito bonita ela é bastante rústica, algo ideal para a decoração de ambientes que sejam internos, desde que possam ficar a uma distância equivalente a 1 m das janelas.
Ela pode ser cultivada nos jardins, apesar disto sempre deverão ficar em lugares protegidos desta ação dos raios solares, e também pelos fatos de suas folhas facilmente ficarem com um aspecto de queimadas.
Sua multiplicação é feita através de divisões de rizomas. Esta planta é uma parente bastante próxima dos clorofitos e não crescem muito, atingindo no máximo um tamanho equivalente a 40 cm de altura.