A flor-de-veludo é uma planta pertence à família Iridaceae. As plantas da família Iridaceae se caracterizam por serem bastante utilizadas no paisagismo e na elaboração de arranjos florais, em virtude apresentarem flores muito bonitas e vistosas.
Trata-se de uma planta bulbosa (as plantas bulbosas são aquelas que possuem bulbos – são órgãos de reserva, espécie de talos comprimidos, onde se desenvolvem as raízes da planta para a sua multiplicação – de onde saem as raízes para que surjam novas plantas).
Também é conhecida popularmente como Babiana. É uma planta de textura herbácea (as plantas de textura herbácea são aquelas que possuem um caule não lenhoso que possuem portes e tamanhos variados, podendo adquirir a altura e os efeitos de um arbusto).
As características da Flor-de-veludo
A planta é oriunda do continente africano, mais precisamente da província do Cabo, situada na África do Sul, e ela é uma das espécies de Babiana mais conhecidas que existem no mundo. É uma planta herbácea e bulbosa que pode atingir uma altura média de 20 a 35 cm. O seu diâmetro é de 20 cm.
As suas folhas possuem formato de espada, e são eretas, plissadas (dobradas em pregas, em forma de sanfona), pubescentes (coberta de pelos finos), entouceiradas (arranjo de grupos vegetais com vários troncos partilhando o mesmo sistema radicular). As folhas normalmente crescem no inverno e permanecem até o verão, quando elas começam a amarelar, secar e a cair. As suas folhas possuem persistência permanente.
A flor-de-veludo floresce na primavera, e suas belíssimas flores surgem para encantar as pessoas que admiram a sua grande beleza e majestade.
As flores aparecem em inflorescências elevadas por cima da folhagem, através de longas hastes. As flores se caracterizam por serem simples e possuírem 6 pétalas, apresentando coloração azul, roxo, rosa, amarela, vermelha e branca, que variam de acordo com o tipo da espécie que está sendo cultivada.
As flores se caracterizam por serem perenes, que se caracterizam por ser uma espécie de sustentação para um jardim, pois além de exalarem grande beleza, elas passam por todas as estações com um aspecto florido.
Cultivo
A flor-de-veludo é uma planta que possui um ciclo de vida perene (plantas que apresentam ciclos de vida longos – ciclo de vida acima de 2 anos).
É uma planta que deve ser cultivada sob pleno sol ou no máximo a meia sombra, em locais de temperatura mais elevada. É um tipo de planta que se adapta melhor a locais de climas frios.
Para o cultivo desta planta, o solo precisa apresentar boas condições de fertilidade, preferencialmente o do tipo arenoso, que apresente boas condições de drenagem (capacidade do solo de absorver água), e que seja enriquecido com material orgânico (adubo e fertilizantes) e que seja irrigado de maneira regular, permitindo que o solo fique sempre úmido, no entanto deve se evitar que a água fique acumulada e empoçada, pois pode gerar o apodrecimento das raízes da planta.
É uma planta que aprecia e prefere ser cultivada em locais com clima subtropical, com as estações bem definidas, e que tenham um inverno que não seja tão rigoroso.
No entanto, apesar de ser uma planta típica de clima subtropical, a flor-de-veludo é uma planta que se adapta com extrema facilidade a locais que apresentem os climas: Mediterrâneo, Tropical e Temperado.
Quando a estiver na fase de amarelamento das suas folhas, as regas devem ser paralisadas e suspensas por um determinado período. As regas só serão feitas novamente no inverno, quando a planta estiver no seu período de crescimento.
A flor-de-veludo é uma planta que se multiplica ou reproduz de duas formas:
* Através da propagação de suas sementes;
* Pela divisão dos bulbos;
A reprodução de plantas por propagação das sementes se caracteriza pela utilização das sementes produzidas pela planta e espalha-las em diversos locais, para serem cultivadas e gerarem novas plantas.
Na reprodução de plantas pela divisão dos bulbos, basta que a pessoa pegue os bulbos menores que são gerados pela flor-de-veludo em torno do bulbo central ou bulbo mãe, e sejam separados da planta original e colocados em covas e sejam cuidados e cultivados para que surjam novas plantas.
Na reprodução por divisão dos bulbos, é necessário tomar cuidados com a profundidade das covas onde elas forem plantadas, pois muitas vezes as pessoas plantam os bulbos de forma superficial, e o bulbo não encontra as condições ideais de se desenvolver corretamente. O ideal é que as covas tenham profundidade de 3 vezes a altura da planta que será cultivada. O período ideal para a propagação da planta é o outono.
O uso da Flor-de-veludo
É uma planta de pequeno porte que possui o seu cultivo destinado para utilização unicamente de efeito ornamental e decorativa.
Quando cultivadas em jardins, esta bela planta florífera e perfumada (exala um aroma e perfume agradável que nos recorda o cheiro do limão), é excelente para formar maciços e bordaduras, conferindo um charme especial a paisagem daquele jardim. Também pode ser cultivada em canteiros, podendo ser plantadas em vasos e jardineiras.
O cultivo da flor-de-veludo exige uma manutenção de nível médio, exigindo que sejam realizadas as regas periódicas e fertilizações nos períodos de crescimento e floração da planta.