São exóticas e lindas as flores são da flor-bonequinha. É uma planta originária da América do Sul. Ela é uma planta de montanha, desenvolve somente 10 cm de altura. É uma extraordinária obra da natureza, pois suas pétalas desenhadas se semelham com uma bonequinha.
As flores combinam cores amarelas, branco e vermelho acastanhado e essas flores, são de uma especificidade autêntica. Em um olhar rápido aparentam um bando de galinhas sobre as rochas. A bonequinha se adapta bem melhor ao clima frio e, assim possivelmente não vai crescer em climas quentes.
Um linda planta de colecionadores, encantadora em sua beleza .Infelizmente, há sementes adulteradas que são comercializadas hoje em dia, principalmente da China. Por essa razão, atualmente é raríssimo achar espécies genuínas à venda.
É uma planta perene com folhas escuras, verdes e acende em caules. Com o passar das estações, a bonequinha se ajusta em uma pequena colônia. Possui sistema raso de raiz e desenvolve decididamente no chão, alcançando assim até 13 cm de elevação.
Em relação às cores ela apresenta-se em amarelo-alaranjado com coleções variantes de vermelho-granada intenso a sardas castanhas brilhantes ou sombras na garganta e na parte exterior do lábio inferior vertical.
As características desta flor apresenta uma faixa branca em toda a “boca aberta”, com marcações de Borgonha para cima e para abaixo.
Existem pássaros naturais dessas regiões que apreciam em degustar o elemento branco das flores. Isso é saudável para as flores tendo em vista que é assim que são polinizadas.
Considerando as diferentes variações do clima: em uma pesquisa sobre essa planta concluiu que as flores tendem a mudar para um vermelho mais intenso no sul, dominando mais antocianinas, essa propriedade atua como forma de resguardar a planta contra a radiação UV que prevalece naquela região.
Como cuidar da flor bonequinha?
Na maioria das vezes ela é comercializada em gardens centers com mudas pequenas. Considerando ainda o fato que ela vem da América Central e do Sul nas áreas de planícies mais frias, onde a água e a luz do sol não são muitas.
Para mantê-la sempre linda e prosperar ideal é você tentar imitar sua casa nativa. Deixe-a próximo a uma janela ampla, contudo, bem distante do sol e de seus raios quentes diretamente.
Somente a luz que vem da janela, de preferência colocando uma cortina que fique entre a planta e o exterior para filtrar raios mais brilhantes.
O zelo com a bonequinha baseia-se monitorar o suprimento de água pois elas não gostam de solo encharcados e podem enfraquecer se assim for.
Regue completamente e em seguida permita que drene pelo tempo de 10 minutos, aproximadamente. O solo deve ficar seco, bem drenado antes de realizar uma nova rega.