A flor-batom têm textura herbácea, com folhas no formato oval, verde e um tanto suculentas. A flor desta planta tem uma forma de sino na cor vermelha, tendo um cálice que pode ser avermelhado ou esverdeado, além de exalar um perfume bastante agradável.
É uma planta originária da Ásia, o que faz com que ela se desenvolva com maior facilidade nas regiões com o clima Equatorial, Tropical e Subtropical.
A flor-batom tem um ciclo de vida perene, ou seja, possui capacidade para florescer durante todo o ano. No entanto, esta planta apresenta mais facilidade para crescer nas estações de temperaturas medianas, por isso é mais provável que ela floresça durante o outono ou primavera.
Para garantir que as flor-batom consiga enfeitar os jardins durante o ano inteiro é necessário redobrar os cuidados com o seu cultivo, colocando-a em um terreno fértil e com bastante luminosidade, além de acrescentar substâncias orgânicas para favorecer o crescimento contínuo da planta.
Como plantar
O momento do plantio é de fundamental importância para que a flor-batom possa crescer de forma saudável. Em primeiro lugar, para plantá-la é indicado escolher um terreno aberto e espaçoso, visto que a planta tem um porte grande e pode não se adaptar se for fixada em um vaso. Neste caso, uma opção é recorrer às jardineiras que são mais espaçosas e permitem que as raízes da flor se expandam.
O local para plantar também deve receber luz solar, pelo menos, 4 horas por dia, visto que a flor-batom carece de luminosidade para se desenvolver. Para plantar as flor-batom, deve-se adquirir uma semente ou muda em uma floricultura. Em seguida, no local pretendido faça uma cova de, pelo menos, 5 cm de profundidade e coloque as sementes ou muda e cubra com terra. Regue a aguarde o processo de germinação por 15 dias.
Como cuidar
As flor-batom deve ser regada de 1 a 2 vezes por semana, nunca mais do que isso, pois ela não suporta o excesso de água. Use água morna. Durante o inverno é recomendado suspender as regas, pois o solo pode ficar encharcado e causar o apodrecimento da raiz.
Além disso, também é indicado que seja coberta em épocas de chuva para que não absorvam o excesso de água e nem fiquem expostas aos ventos, uma vez que elas não resistem às correntes de ar.