A estátice é uma planta herbácea e muito florífera, originária da região do mediterrâneo, que compreende o sul da Europa, o norte da África e alguns países do Oriente Médio, onde cresce espontaneamente em montes arenosos. Pertence à família Plumbaginaceae
Apesar de que na prática é tratada como uma planta anual, ela na verdade é uma planta perene, de vida curta. Apresenta folhas dispostas em rosetas, basais, lanceoladas, pinadas com grandes lobos de cada lado, e recobertas por uma áspera pubescência.
As inflorescências surgem no verão, e são do tipo panículas de espiguetas, terminais, eretas acima da folhagem e sustentadas por hastes aladas.
As flores, densamente arranjadas, possuem um cálice em formato de funil, de textura papirácea e persistente, com cores vibrantes, entre amarelo, coral, azul ou rosa, de acordo com a variedade, e uma delicada corola de cor clara, que pode ser branca, rósea ou amarela.
A estátice, enquanto cresce, é uma planta sem muitos atrativos. Há quem fale que lembra o mato, que tem jeito de erva daninha. No entanto, durante a longa floração, ela traz um espetáculo de flores para o jardim.
Por este motivo, seu uso é indicado para maciços e bordaduras, misturada a outras espécies, num estilo mais livre e informal, como nos jardins “cottage” ou inglesinho.
Fica muito bem também em jardins rochosos, de inspiração árida e mediterrânea. Mas o que tornou essa pequena notável tão famosa no mundo todo, foi o fato de suas flores persistirem lindas e coloridas, mesmo após secas, seja no jardim, ou colhidas para duráveis arranjos florais.
Se bem desidratadas à sombra, e mantidas longe da luz direta do sol, suas flores dificilmente desbotarão. Também podem ser aproveitadas como flores de corte, mesmo frescas.
Seu cultivo deve ser sob sol pleno, em solos preferencialmente arenosos, e bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente, sem encharcar. Após bem estabelecida é tolerante a curtos períodos de estiagem.
Aprecia o clima quente e ensolarado do litoral, além de não se importar com a salinidade do solo destas regiões. Não resiste à geadas. Durante o florescimento é interessante fazer uma adubação suplementar, diluída na água das regas e rica em fósforo e potássio.
A estátice apresenta uma única e longa floração, portanto não é necessário remover as flores para que floresça novamente. Multiplica-se facilmente por sementes, que devem ser postas a germinar, cobertas, em uma mistura de areia e terra vegetal, mantida úmida.
A época ideal para o plantio é na primavera, após a última geada, ou no outono, se houver disponibilidade de uma estufa. Germina em 7 a 14 dias. O escuro favorece a germinação. Transplante quando as plântulas tiverem duas folhas verdadeiras. Plante no jardim apenas na primavera, quando já estiver livre de geadas.