Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




deda

Também chamada popularmente de “dedal vermelho”, dada às flores desta planta ou “campainha”, pelo formato de suas flores, a dedaleira é uma planta lenhosa ou semi-lenhosa da família Plantaginaceae, nativa da Europa e muito usada como planta ornamental, com inúmeras variedades hortícolas de flores róseas ou brancas.

É excelente para bordaduras e maciços, jardineiras ou vasos. Se impedida de terminar o ciclo através do corte da inflorescência murcha, e retorna a florescer. As flores da dedaleira são graciosas, elegantes e coloridas.

Possuem uma família de mais de 1800 espécies. São plantas perenes, a sua altura varia entre 0.9 e 1.2 metros.  Pode ser cultivada como planta ornamental ou como medicinal, já que das suas folhas e flores se pode extrair digitalina, uma substância usada no tratamento de doenças cardíacas.

As suas inflorescências são bastante compridas e compostas de muitas flores, podendo ser de cor branca, rosa, roxa, vermelhas e amarelas.

de

Pode ser utilizada em canteiros, maciços, vasos e bordaduras. É uma planta bienal, pelo que é necessário a cada dois anos substituir as plantas por outras novas.

Devem ser cultivadas em solos férteis e ricos em matéria orgânica, a pleno sol. Essa flor atinge de 60 cm a 1,50 m de altura.

Como plantá-las
* Compre sementes ou mudas em uma loja de jardinagem. As sementes de dedaleira são facilmente encontradas em pacotes na maioria das lojas de sementes. Se você optar pela semente, será necessário plantá-la no início do verão. Se optar por mudas, é possível plantá-las na primavera ou no outono.

Se for plantar sementes, use bandejas de sementes de 10 cm com adubo para sementes. Pressione-as cuidadosamente no adubo. Não as cubra com mais adubo após serem semeadas, pois precisam de luz para germinarem. Planeje plantar as mudas quando tiverem alguns centímetros de altura.

* Encontre um bom lugar para plantar a dedaleira. Essa planta prefere locais bem ensolarados ou pouco sombreados. Encontre um lugar que não receba muito vento e receba bastante sol na maior parte do dia.

Elas devem ser protegidas do vento já que são facilmente agitadas e podem mudar sua forma de crescimento se forem atingidas pelo vento com frequência. Se o clima da sua região for muito quente, áreas parcialmente cobertas são aceitáveis.

* Procure um solo adequado. A dedaleira gosta de solos profundos, úmidos e ácidos. Procure um local que tenha uma boa drenagem. Se você vir poças em uma área após uma chuva forte, provavelmente não tem uma boa drenagem, não sendo, portanto, apropriado para a planta.

dedale

* Prepare o local de plantio. Use um ancinho ou uma enxada para soltar a terra e misturar o adubo a uma profundidade de 30 cm. Esse procedimento garantirá que o solo fique fértil e pronto para que a dedaleira enraíze.

Você pode usar fertilizante em vez do adubo, mas procure fazer uma pequena aplicação, pois o excesso de fertilizante prejudicará a planta.

* Cave buracos com 60 cm a 1,20 m de distância uns dos outros. Eles devem ser duas vezes mais largos que o conjunto da raiz das mudas e profundos o suficiente para que você consiga por toda a raiz debaixo da terra.

* Plante a dedaleira. Coloque as raízes nos buracos e bata cuidadosamente a terra ao redor das bases dos caules. Regue bem a área.

dedaleira

Os cuidados com a dedaleira
Aplique adubo a cada primavera. Isso ajudará a nutrir a planta para que produza flores maiores e mais saudáveis. Cubra o adubo com uma camada de 5 cm de húmus para prevenir o crescimento de ervas daninhas.

Regue a dedaleira durante o verão. Este passo é ainda mais importante se não tiver havido muita chuva ou se você mora em uma região muito quente.

Apoie as plantas altas. Se houver uma planta alta, talvez seja necessário apoiá-la para impedir que se quebre. Use uma estaca de madeira e um pedaço de barbante para amarrar a planta em posição ereta. Este procedimento é muito importante, principalmente se você mora em uma área com muito vento.

Remova o caule central para promover o crescimento dos brotos laterais. Esse caule precisa de mais água e energia, por isso, removê-lo permitirá que nutrientes fluam para os caules menores, deixando a planta mais uniforme. Corte a espiga em sua base.

Colha as sementes. É fácil colher as sementes da dedaleira para que você possa plantá-las na primavera seguinte. Deixe as flores murcharem e remova as sementes do caule central. Armazene-as em um local fresco e seco e semeie-as na primavera.

Se você tiver removido o caule central para promover o crescimento dos brotos laterais, não será possível colher sementes.

dededada

Dicas
Se você estiver cultivando dedaleiras brancas, mantenha-as longe das coloridas, pois as últimas atrairão mais a atenção, fazendo as brancas desaparecerem.
* A resistência da dedaleira varia com a espécie.
* As dedaleiras gostam de solos ricos em nitrogênio e climas úmidos e frescos.
* As perenes podem ser propagadas por divisão ou a partir de mudas. Reinicie os grupos de plantas no início da primavera ou no outono. Eles precisam ser divididos a cada três a quatro anos para impedir um amontoamento.

Atenção: a Dedaleira é uma planta extremamente tóxica, que pode chegar a ser fatal para os seres humanos ou animais, conforme a quantidade de substância ingerida.

flores11

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.