A chicória-brava é uma planta da família das Asteraceae. É nativa da Ásia, Europa e África. Tem entre outros comuns almeirão, almeirão-de-raiz, almeirão-selvagem, almeirão-silvestre, chicória, chicória-amarga, chicória-do-café.
É uma planta herbácea, tem um caule rígido e ramificado que pode atingir mais de 1m de altura. As suas flores são de cor azul vivo.
A chicória-brava é cultivada como hortaliça, embora cresça livremente em terrenos baldios, na beira das estradas e caminhos, devido às suas simples, mas belas flores, ela também é plantada para fins ornamentais no norte da Europa.
É uma espécie que sofreu intenso melhoramento genético, disponibilizando atualmente plantas com folhas abertas, de cabeça (folhas justapostas e fechadas) e plantas de raíz mais engrossada.
Apresenta folhas alongadas, largas ou estreitas, mais ou menos pubescentes, de coloração verde ou arroxeada de acordo com a variedade. Sua raiz é tuberosa e armazena grandes quantidades do carboidrato inulina, de importantes aplicações na indústria farmacêutica e de alimentos dietéticos.
As inflorescências são azuis ou arroxeadas, surgem de uma longa haste ramificada, com folhas reduzidas.
Com as folhas da chicória-brava podem ser preparadas ricas saladas cruas, e saborosos refogados, acompanhando legumes, cereais ou carnes. Seu sabor é amargo e seu valor nutricional é superior à alface, sendo mais rico em vitaminas, minerais e fibras.
As raízes prestam-se para a extração industrial de inulina; e para a produção de um substituto do café, após sofrerem secagem, torrefação e moagem. As flores do almeirão também são comestíveis e podem adornar saladas com efeito surpreendente.
Seu cultivo deve ser sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. O solo deve estar bem preparado na ocasião do plantio.
Os canteiros devem ser calados, adubados e elevados cerca de 15 cm nas variedades “de folha” e 22 cm nas variedades “de raiz”. Tolera o frio e o calor.
Não há necessidade de preparação de mudas em bandejas. Sua multiplicação é feita por sementes diretamente no local definitivo.
O desbaste deve ser realizado quando as plantas atingirem 10 cm, deixando uma planta a cada 15 cm. A colheita inicia-se em 80 dias no verão e 100 dias no inverno. Apesar de perene é cultivada como anual.