A boca-de-leão é uma planta nativa da região do Mediterrâneo, desde o norte da África até a Espanha e Itália e pertence à família Escrofulariácea. É uma das flores ornamentais mais antigas a ser cultivada.
O nome vem das suas flores, que possuem dois lábios (inferior e superior) e quando apertadas lembram uma boca se abrindo. Elas possuem uma deliciosa fragrância que pode ser sentida ao se aproximar.
É uma planta anual, ou seja, completa seu ciclo no período de um ano e necessita replantio. Seu cultivo como bordadura em canteiros dá ótimo resultado, principalmente porque acrescenta um colorido especial ao jardim, com flores tubulosas em diversas tonalidades, que vão do rosa ao vermelho-vivo, além do amarelo e do branco.
É uma planta bem resistente e não dá trabalho com ataque de pragas ou doenças, mas não suporta geadas. Ideal para ser usada em bordaduras de canteiros ou como maciço.
A boca-de-leão floresce todo o inverno, pois é uma das plantas mais características do inverno, tornando-a perfeita para a estação mais fria.
Muito usada no paisagismo de cidades, ela prefere temperaturas mais frescas, mas pode ser mantida bonita até o primeiro mês de verão (ou até mais se sua região for amena). Cada flor parece uma boca, que “abre” quando apertada, e daí vem o nome. São muito fáceis de se plantar, possuem uma deliciosa fragrância e florescem em apenas 6 semanas.
Época de plantio da boca-de-leão
A época de plantio para os estados mais ao sul do Brasil vai de fevereiro a junho, para sudeste de março a maio e para as demais regiões de abril a maio.
É uma planta que cresce melhor à sol, mas tolera sombra parcial e precisa de regas frequentes para não murchar.
Mistura para solo para vaso ou canteiro
A Boca-de-leão necessita de uma mistura de solo rica em matéria orgânica.
1 parte de terra comum de jardim;
1 parte de terra vegetal;
2 partes de composto orgânico.
Como montar um vaso para receber a boca-de-leão
1 – Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
2 – Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
3 – Adicione o solo rico em matéria orgânica como informado acima e desfaça um pouco do torrão com as mãos para que as raízes se adaptem mais rapidamente ao vaso;
4 – Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores
Adubação para a boca-de-leão
Após o plantio e assim que começar a floração espalhe um fertilizante a base de potássio e fósforo, mas com nível de nitrogênio baixo para conter a formação de folhagem verde e a proliferação de fungos. É recomendado o uso de farinha de ossos e de superfosfato.
Manutenção da boca-de-leão
O solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Regue todos os dias, ou um dia sim outro não.