A áster arbustiva também tem a sua origem na América do Norte e faz parte da família Asteraceae. É uma espécie vegetal que aprecia os climas: tropical, temperado, mediterrâneo e subtropical. Tem o ciclo de vida perene e atinge a altura entre 0.9 e 1.2 m.
Trata-se de um arbusto dono de um aspecto muito delicado e de flores muito charmosas, até porque se trata de uma planta classificada como muito florífera.
A ramagem da áster arbustiva é bem ramificada e as folhas são bem pequenas. Bem vistosas, na cor verde escuro.
Com o passo do tempo os ramos da áster arbustiva vão lignificando (se trata de um processo natural de biossíntese e que no caso da áster arbustiva provoca a mudança da cor do caule dela) e por isso passam a ter a cor marrom.
As flores são delicadas e se reúnem em pequenos grupos. As suas pétalas são brancas, o centro é amarelo bem vivo. E pode ser que vendo essas flores podemos confundir com as margaridas. Na verdade elas parecem uma miniatura dessa espécie.
A áster arbustiva é muito usada como flor de corte, porém, a sua beleza garante a ela um outro lugar de destaque, no paisagismo. Ela é muito utilizada na decoração de jardins para fazer composições de bordaduras, e maciços.
O uso da planta pode ser em grupos ou mesmo isoladas. Em alguns casos, elas são usadas nas jardineiras e também em vasos, para quem não tem espaço.
O melhor momento para ver a áster arbustiva cheia de flores é durante o verão, momento da sua floração.
Cultivo da áster arbustiva
O importante para que o cultivo dê certo é escolher um solo fértil e mais, ele deverá ser enriquecido por matéria orgânica. Já na hora de regar, lembre-se que deverá ser feito periodicamente. A áster arbustiva apesar de gostar do calor suporte o frio subtropical.
E mais uma coisa importante sobre o cultivo, anualmente é necessário refazer os canteiros para que a planta não morra.
O ponto negativo da planta é que mesmo sendo perene, com o passar do tempo, ela vai perdendo a beleza, o viço.
Sua multiplicação se dá através de estaquia ou sementes. Para que o plantio dê certo deve-se esperar um dia bem ensolarado. Caso não tenha muito espaço, um quintal, um jardim, não desanime, a áster arbustiva pode ser plantada em vaso, pode até conservá-la dentro de casa, mas não esqueça de colocá-la todos os dias sob o sol. Ela precisa da luz solar para ficar bonita e vistosa.