Diante uma quantidade incontável de flores que existem, podemos encontrar a linda aquilégia, também conhecida como luvas-de-nossa-senhora é uma flor com uma harmonia de cores e composição de seu formato incrível e de tamanhos variados.
Principais características
Da família das Ranunculaceae, essa planta é de origem Europeia e Asiática e pode chegar até 1,20 m de comprimento e são flores solitárias podendo ocorrer casos de cachos com poucas flores.
A aquilégia é constituída de flores perenes com aspecto muito gracioso e delicado. Essa flor começa a desabrochar na primavera principalmente ou em regiões de clima mediterrâneo, subtropical, temperado e tropical.
Quanto a terrenos, elas adaptam-se fáceis a todos os tipos de solo desde que seja bem arenoso e bem drenado também já que elas precisam ser regadas constantemente.
Caso se interesse em plantar esse tipo de flor, opte pelo mês de julho e por sementeiras que elas com certeza florescerão mais rápido. Apesar de algumas variedades de cores, a roxa com branca é a mais comum entre essas flores.
Fazendo brotar a aquilégia
Essa flor apresenta duas características bem contraditórias quando o assunto é plantação das mesmas. Elas são flores que se adaptam facilmente em um terreno como falamos mais acima, desde que ele esteja bem drenado e seja bem arenoso.
Ao mesmo tempo, apesar do seu nome vulgaris que no latim significa “vulgar” ou “expansiva”, essas flores não são comumente encontradas em todas as regiões, como elas são plantas ornamentais, raramente você irá encontrar dezenas de canteiros da aquilégia, apenas poucos ramos decorativos ou em ocasiões especiais.
A semente dessa planta não é cara e você pode encontrar por 5 reais apenas o pacote com 10 sementes da flor. Assim como acontecem com todas as plantas, para serem germinadas corretamente você precisa realizar o processo todo sem pular ou substituir fases ou componentes.
Caso contrário sua flor irá germinar, porém isso não acontecerá tão rapidamente e talvez a flor não desabroche tão bem. Para germinar uma semente de Aquilégia, você precisa fazer um processo de estratificação a frio. Antes de saber como fazer esse processo, vamos entender melhor o que significa fazer uma estratificação.
Como a aquilégia desenvolvem-se em climas específicos, você vai “enganar” as suas sementes para que elas sintam que passaram por um período determinado e germinem mais corretamente.
Por exemplo, uma muda de planta que só germina após o inverno, você usando a estratificação de deixando as sementes algumas poucas semanas na geladeira, elas sentirão que tenha passado o inverno e germinarão melhor.
No caso da aquilégia você não precisará deixar tanto tempo assim, mas o processo existe com a mesma finalidade. Agora que você já sabe o que é estratificação, você fará esse processo com suas sementes tranquilamente pois é bem simples e fácil.
Em um substrato ou até mesmo envoltas com papel toalha umedecido, você deixará suas sementes por 1 semana contadas na geladeira em temperatura habitual. Após o período de estratificação, você precisa apenas semear as sementes de aquilégia sobre a superfície escolhida para a plantação e cobrir com uma pequena camada e somente em algumas áreas da semente, pois ela precisa de luz para germinar perfeitamente.
Além desse processo, atente-se para os seguintes fatores de cultivo:
* Umidade do solo entre média e alta.
* Luz a meia sombra
* Temperatura de 10 a 30º C
* Irrigação regular
* Climas mais amenos para desenvolver-se mais rapidamente, mas a planta desenvolve bem em qualquer clima citado nas características.
* Pode ser plantada em vasos ou no solo, sendo esse último em terrenos que retenham água, tenha uma boa drenagem e seja bem fértil. O tempo para germinação da aquilégia é de 14 a 30 dias.
Uso medicinal
Além de uma linda flor, a aquilégia vulgaris pode ser usada como medicamento natural. Suas propriedades de adstringentes são conhecidas e você pode comprar cremes já fabricados ou fazer sua própria mistura em casa, que vamos ensinar mais abaixo.
Esse creme é indicado para pessoas com pele oleosa, pode ser usado também em caso de calvície, queda de cabelo, estomatites, desinfetar gengivas inflamadas, lavar ulcerações entre outras. O medicamento é todo feito com a raiz, portanto atente-se com a forma de preparo além de nunca deixar de limpar a raiz bastante para evitar resíduos que possam causar algum tipo de problema.
A ingestão do suco dessa planta só deve ser feito com consulta médica, pois como ele é usado em caso de doenças no fígado e cólicas, algumas pessoas podem apresentar algumas restrições.
Para tratamento na pele, lavagem de cabelos, deve-se preparar uma espécie de chá com 5 gramas de raiz da aquilégia com 1 litro de água. Deixar a água ferver junto com a raiz da planta e então desligar o fogo e deixar por 10 minutos. Após esse tempo, você terá que filtrar cuidadosamente para retirar toda a raiz para somente assim fazer os gargarejos, bochechos ou lavagens e aplicações na pele.
Evite guardar essa mistura para usar depois em uma próxima aplicação, faça apenas a quantidade necessária para usar uma vez. A marca Polla Rennon fabrica um adstringente maravilhoso feito a base da raiz de aquilégia e que você pode comprar pela internet com toda a segurança.