A Crossandra é uma excelente opção de flores para quem deseja destacar o jardim e acrescentar charme. É conhecida popularmente como Crossandra-Laranja ou Crossandra-Salmão, o que se deve à sua coloração alaranjada, além de pertencer à família Acanthaceae, apresentando botões pequenos e delicados e crescendo em formato de arbusto.
Esta planta é originária da Ásia, tendo sido descoberta no Sri Lanka e na Índia, o que faz com que ela se adapta melhor às regiões que possuem um clima Equatorial, Tropical ou Subtropical, visto que ela necessita de temperaturas medianas para que cresça saudavelmente.
Quando as crossandras florescem
O que caracteriza as cossandras é o fato de possuírem um ciclo de vida perene, ou seja, podem florescer durante todos os meses do ano. Porém, a sua floração pode ser mais intensa e bonita durante a primavera, que apresenta um clima mais favorável, com temperaturas medianas e chuvas regulares.
Ao crescerem, as cossandras podem atingir até 90 cm de altura. A planta apresenta uma textura herbácea, com um porte arbustivo com folhas opostas, lanceoladas com margens onduladas e na cor verde intenso. As flores são assimétricas e lisas.
Cuidados com o cultivo da crossandra
Em primeiro lugar é necessário escolher o local em que a cossandras será plantada, o ideal é que tenha um solo fértil e bem drenável, que receba a incidência da luz solar, no máximo, 4 horas por dia, que é o suficiente para promover o seu crescimento sem queimá-las ou desidratá-las.
Para obter uma floração mais bonita é recomendado enriquecer o solo com compostos orgânicos, além de irrigar a planta, pelo menos, 2 vezes por semana, mas sem exageros.
Mesmo tolerando o sol pleno, a crossandra aprecia mais a meia-sombra ou a luz filtrada. Apesar de ser uma flor perene, o florescimento e o vigor da planta decaem com a idade e é recomendável renovar os canteiros com mudas jovens a cada 3 ou 4 anos. Não resiste ao frio ou às geadas.
As Crossandras podem ser plantadas próximas aos muros ou cercas para funcionarem como cerca-viva.
Após a floração é recomendado a poda do arbusto para renovar a folhagem e dão o formato desejado ao arbusto. Sua multiplicação pode ser feita através de sementes e por estaquia.