A Gaillardia aristata é uma planta de aspecto curioso, pois lembra um pouco os girassóis e também se parece com as margaridas.
Se a colocar no seu jardim e lhe der os cuidados essenciais que necessita, irá surpreendê-lo com a sua floração abundante. Por isso vamos aprender um pouco mais sobre isso, pois com certeza você já tem certeza de que vai abrir espaço para isso em sua casa.
Origem e habitat natural de Gaillardia aristata
Também conhecida como flor de manta, é uma planta com flor que pertence à família Asteráceas, o mesmo do qual fazem parte os girassóis (daí a semelhança).
É originalmente de América do Norte, onde podemos encontrá-lo do Canadá ao México, o que já nos permite assumir que tem capacidade de adaptação a diferentes ambientes.
Justamente por isso, seu habitat natural pode ser muito diferente dependendo de onde o encontramos. Mas, em termos gerais, esta planta aparece selvagem em:
* Pradarias e pastagens misturando-se com outras flores silvestres e criando paisagens coloridas.
* Encostas e encostas porque suas raízes profundas ajudam a ancorar-se bem ao solo e a resistir à erosão.
* Arbustos e áreas secas em que divide espaço com outras plantas também adaptadas às condições áridas.
Características físicas de Gaillardia aristata
As flores parecem margaridas, mas se olharmos de perto percebemos que existem diferenças importantes.
A Gaillardia comum tem estas características distintivas:
Flores
Sem dúvida, a característica mais marcante desta planta são as flores. Embora pareçam margaridas, sua aparência é um pouco mais selvagem e as pétalas podem combinar cores diferentes como vermelho, laranja e amarelo.
Além disso, sua floração é mantida durante o longo período que vai da primavera ao outono. Portanto, esta é uma boa opção para quem procura um jardim que mantenha a cor durante boa parte do ano.
Por outro lado, estas flores são muito atrativas para os polinizadores, o que contribui para a biodiversidade do jardim.
Hastes
Os caules ramificados são responsáveis pela sustentação das flores e podem medir até entre 30 e 60 cm. São muito mais resistentes do que parecem à primeira vista.
Folhas
As folhas desta planta são alongadas, em forma de lança e de cor verde intensa.
Se você olhar para eles, notará que são mais largos na base e afunilam em direção à ponta.
Tamanho
Embora o tamanho possa variar dependendo das condições de cultivo, é normal que a Gaillardia comum atinja entre 30 e 70 cm de altura.
Propriedade
Embora não possamos vê-las a olho nu, se tiver oportunidade de observar as raízes desta planta poderá constatar que são bastante profundas, o que é um dos motivos que explica a sua boa adaptação mesmo em terras áridas.
Cuidados com Gaillardia aristata
Quer ter um desses lindos exemplares em seu jardim? Se a resposta for sim, observe estas dicas de cuidados.
Localização ideal
Embora possa se adaptar a diversos ambientes, a verdade é que adora o sol. Se a planta receber um mínimo de seis horas de luz solar direta a cada dia sua floração se torna muito mais abundante.
Você deve ter cuidado especial com ventos fortes. Procure colocá-lo em um local protegido, pois as flores e caules podem ser danificados.
Cultivo em vasos
Se for plantar em vaso, escolha um vaso que tenha boa drenagem. Quanto ao transplante, a cada dois ou três anos deve-se colocar em um vaso um pouco maior. Ou talvez até mais cedo, se as raízes encherem completamente o recipiente.
Condições de irrigação
Regar as plantas é uma das orientações de cuidado mais importantes e difíceis de seguir, porque a quantidade de água necessária depende de:
* O tipo de planta em questão.
* O substrato utilizado (se tem maior ou menor capacidade de drenagem).
* O material do caso (que pode ajudar ou dificultar a evaporação da umidade).
A irrigação desta planta deve ser sempre moderada porque é bastante resistente à seca e é melhor deixar ficar com um pouco de sede do que encharcar as raízes. Utilize sempre água em temperatura ambiente e procure não molhar as folhas.
Comece regando uma vez por semana e monitore o desempenho da planta. Assim você saberá se é necessário aumentar ou diminuir a frequência de rega.
Podando a Gaillardia
Para manter sua beleza e prolongar a floração remova regularmente flores murchas. Por outro lado, realize podas de rejuvenescimento a cada dois ou três anos. Esta é uma poda “drástica” que é feito no final do inverno e ajuda a rejuvenescer a planta.
Fertilização
Para desfrutar de um maior número de flores, durante o período de cultivo ativo (primavera e verão) pode-se dar um pouco fertilizante líquido especial para plantas com flores.
Pragas e doenças
Esta planta é muito resistente à ação de pragas e doenças, mas não é totalmente imune.
O inseto com o qual você deve ter especial cuidado é o pulgão, que se alimenta da seiva e pode deixar a planta muito debilitada.
Em relação às doenças, preste atenção ao oídio, doença fúngica que se manifesta pelo aparecimento de uma espécie de pó branco nas folhas.
Reprodução
Se quiser obter mais exemplares desta linda planta, pode plantar suas sementes ou, se quiser agilizar o processo, a melhor forma de multiplicação é dividir o arbusto durante os meses de primavera.