O Margaridão é uma das formas populares pelas quais essa espécie vegetal é conhecida. A planta também é popularmente conhecida pelos nomes de: Girassol Vermelho, Margarida Mexicana e Girassol Mexicano.
É uma planta originária da América do Norte, sendo nativa do México, por isso é conhecida também de Girassol Mexicano.
A espécie pertence a família de plantas chamada Asteraceae. Essa família é conhecida por Compositae ou Compostas, possuindo 1.620 gêneros e algo em torno de 23.600 espécies.
O margaridão se caracteriza por ser uma espécie trepadeira, que é uma espécie de planta que germina no solo, mantendo-se enraizada, no entanto tem a necessidade de um suporte para conseguir crescer.
A planta se caracteriza por ser florífera anual, isto é, ela é uma espécie que tem flores em sua composição e possuem ciclo de vida perene, isto é, apresenta um ciclo de vida longo, no caso dessa espécie o seu ciclo de vida é anual.
É uma espécie de porte arbustivo, que são plantas que possuem um porte reduzido quando comparado com as arvores e se caracterizam por ramificarem próximo ao solo. O margaridão é uma espécie de porte pequeno que atinge uma altura média que varia de 1,20 a 1,80 m. A planta é muito ramificada.
Possui textura herbácea, isto é o seu caule não possui lignina, o que permite que ele seja maleável e relativamente mole. Contudo a base do seu caule é de estrutura lenhosa.
As folhas do são de coloração verde escura, cordadas, pubescentes (coberta de pelos) e simples. As folhas apresentam as características de serem grandes e recortadas.Os ramos também são cobertos de pelos, curtos e macios.
As inflorescências do margaridão são do formato capitulo (as flores ficam enfiadas em um receptáculo discoide ou em forma arredondada sendo protegido por brácteas), sozinhas, simples e as pétalas apresentam coloração laranja e vermelha, sendo bastante bonitas e vistosas.
As inflorescências são muito vivas e brilhantes, possuem centro amarelado. Elas são muito similares aos girassóis e zinias.
A floração normalmente é iniciada na época da primavera, se estendendo pelo verão e chegando ao outono. A floração pode variar conforme a época do plantio, sendo abundante geralmente no outono.
Os frutos são do tipo aquênio, que é um fruto seco, com origem em carpelos, indeiscente e que normalmente possui uma sementes.
O margaridão pode ocorrer em variedades anãs, que de uma maneira geral atingem alturas de no máximo 75 cm. Essas espécies são bastante apropriadas para serem utilizadas para cultivo como maciços e bordaduras.
A espécie se caracteriza também, por atrair abelhas e borboletas, sendo uma planta melífera (atrai animais com o seu néctar, mel). As abelhas e borboletas auxiliam no processo de polinização ajudando a planta a se multiplicar.
Cultivo
O margaridão é uma planta rústica, de cultivo simples e fácil e que se caracteriza por apresentar um crescimento muito rápido. Ela é uma espécie vegetal que pode cultivada em qualquer período do ano (primavera, verão, outono e inverno).
É uma espécie vegetal que vive nas regiões secas e quentes, fazendo com que esta planta seja uma ótima opção para jardins devido a sua rusticidade.
Essa espécie vegetal pode ser cultivada em regiões que apresentam clima: continental, equatorial, mediterrâneo, oceânico, subtropical, temperado e tropical.
Devido ao fato de ser uma planta que aprecia o calor e ser cultivado em regiões quentes, ele pode ser cultivado a pleno sol e em locais que tenham um bom espaço para que a planta se desenvolva de forma plena.
O cultivo da espécie em locais com um bom espaço é necessário devido a questão da planta apresentar características invasivas, e o espaço disponível auxilia que a pessoa não perca o controle da espécie cultivada.
O solo ideal para cultivo deve ter uma boa capacidade de drenagem e podem ser enriquecidos com a aplicação de material orgânico. A irrigação deve ser feita de forma regular no inicio ou no final do dia, apesar de a espécie conseguir suportar períodos curtos de estiagem.
Devido a planta possuir resistência a seca, faz com que a espécie seja escolhida para ser utilizada como jardins que tenham a temática desértica ou rochosa.
Quando o margaridão é cultivado em solos que se caracterizam por serem muito ricos em nutrientes, essa espécie vegetal se caracteriza por conseguir produzir uma folhagem em grande quantidade e poucas flores.
Contudo, quando é cultivada em solos que são mais pobres, as florações do margaridão costumam ser mais abundantes.
A realização de fertilizações com aplicações de fósforo e potássio ajudam a estimular o crescimento da planta.
Devido ao fato da planta apreciar o calor, ela não suporta climas frios e não tolera ser cultivada em locais que sofram com geadas. Contudo quando acontece esse fato (ser cultivada em regiões que sofram com geadas) a planta consegue rebrotar através das sementes quando chega a primavera.
Devido ao seu porte arbustivo, acaba tendo uma forma de uso diferente de outras espécies floríferas que são cultivadas em jardins.
É apropriado para ser utilizado como cercas vivas de pequeno porte, fazendo a divisão de determinadas áreas no jardim. Essa espécie também pode ser utilizada como renque próximo a muros e paredes externas.
Pode ser usado como flor de corte, sendo aproveitado na elaboração e confecção de arranjos florais e belos buquês. A espécie vegetal pode ser cultivada em vasos.
Multiplicação
O margaridão se multiplica através da dispersão das sementes. Devido a rusticidade da planta, pode ser conseguida duas gerações da espécie em um mesmo ano.
A multiplicação por dispersão de sementes consiste em espalhar as sementes em locais apropriados para o cultivo, para que a planta crie condições de germinar e gerar uma nova espécie vegetal.
A planta propaga facilmente, onde as sementes que caem ao chão, formam novas mudas próximo a planta originária.