O capim-dos-pampas é uma planta herbácea perene da família Cereal, usada no projeto paisagístico da horta. É conhecido também como Cortaderia. Como o cereal ornamental é despretensioso, não será difícil cultivá-lo. Você só precisa se familiarizar com as características da planta, métodos de reprodução e regras de cuidados.
Descrição
Na natureza, a planta pode ser encontrada nos pampas da América do Sul ou nas ilhas do Oceano Pacífico.
É uma é uma planta alta, com condições adequadas, cresce até 3 m. Difere em folhetos de forma linear alongada. Eles são pontiagudos, lembram um arco. Um esfregão exuberante cresce desde a raiz. As folhas são verdes opacas, duras.
O arbusto cresce rapidamente. Durante a floração, formam panículas de prata, cujo comprimento é de 30 a 5 cm e as flores são pequenas. As inflorescências masculinas estão nuas, mas nos espécimes femininos há uma borda longa, rosada ou prateada. Floresce no final de agosto. As flores não têm medo de geada.
Variedades populares:
1-Andes Prata. Uma planta com cerca de 2 m de altura e inflorescência em prata branca. As flores são resistentes ao frio, mas em condições adversas do norte exigem abrigo.
2- Monstruosa. Variedade de até 2 m de altura, com grandes inflorescências brancas com folhas verde-acinzentadas.
3- Patagônia. A flor é resistente ao frio. As folhas são verde-acinzentadas. Em hastes com cerca de dois metros de altura, inflorescências de prata e branco florescem.
4- Pumila. A altura da cortaderia dessa variedade é de até 120 cm, podendo ser cultivada em qualquer condição, pois não tem medo de geadas. As inflorescências brancas como a neve parecem legais no contexto das folhas verde-acinzentadas.
5- Pena-de-rosa. Hastes cor-de-rosa florescem em hastes de até 2 metros de altura. As folhas são verde-acinzentadas.
6- Rosea. As plantas altas, com até 2 m de altura, distinguem-se pelas inflorescências de prata branca com um tom rosa.
7- Sunningdale Silver – Cortaderia com inflorescências brancas como a neve.
O capim-dos-pampas é uma planta ornamental despretensiosa, que não é difícil de cultivar e, mais importante, segue algumas recomendações.
Onde plantar
Para o capim-dos-pampas, são escolhidas áreas ensolaradas. Embora a sombra parcial não prive da decoratividade. Também pode ser plantada em encostas rochosas, mas, neste caso, você só pode admirar a folhagem, pois a floração praticamente não é observada.
Solo e fertilizantes
Prefere solo fértil e drenado. Para que as plantas possam agradar com panículas abundantes e magníficas de ano para ano, o capim-dos-pampas é alimentado no início da primavera com fertilizantes minerais complexos.
Rega
É aconselhável regar o capim-dos-pampas regularmente, embora a planta possa suportar secas a curto prazo ou chuvas fortes.
Poda
Para formar um arbusto, o capim-dos-pampas deve ser cortado. Antes de tudo, as folhas secas e danificadas são removidas. As plantas requerem desbaste para prevenir doenças de plantas. Ao podar, você precisa ter cuidado e trabalhar apenas com luvas para não ferir as mãos em folhas afiadas.
Doenças e Pragas
O capim-dos-pampas é uma planta incrível, porque praticamente não fica doente e não é afetada por pragas. Quando os primeiros sinais de oídio, antracnose aparecem, removem e queimam as folhas afetadas, tratam os arbustos com fungicida.
Das pragas no capim-dos-pampas, um ácaro-aranha e pulgões podem se estabelecer. Para prevenção, os arbustos são tratados com inseticidas.
É fácil cultivar capim-dos-pampas. Esta planta é uma ótima opção para criar composições incríveis, amplamente usadas por paisagistas.
Pode ser plantada perto de lagoas, em escorregadores alpinos ou ao longo de cercas. A principal condição é observar a distância entre os arbustos.