Trovisco é uma planta que pertence à família Euphorbiaceae, que se distingue pela altura dos seus arbustos. Esta planta apresenta cerca de 1,5 m de altura e 1 m de largura, formando uma ramagem densa a partir da base da planta.
É uma planta nativa do Mediterrâneo, perene, rizomatosa e de crescimento rápido. Cada haste apresenta folhas verdes e azuladas e cada flor tem cerca de 5 a 7,5 cm de comprimento.
Suas folhas são estreitas, azul-esverdeadas, dispostas em espiral ao longo das hastes.
As flores são pequenas, insignificantes, cercadas por brácteas em forma de taça, de cor amarelo-esverdeado. Surgem na primavera e atraem abelhas.
Os frutos da trovisco são cápsulas cinzentas peludas contendo sementes cuja disseminação é assegurada pelas formigas.
No jardim é usada isolada ou em conjunto formando maciços, tanto em jardim contemporâneo, como em jardim de pedra.
As hastes florais podem entrar na composição de buques, mas o corte deverá secar antes de colocá-la na água.
A trovisco deve ter uma exposição prolongado ao sol e deve ser regada com regularidade.
Clima: Subtropical, Mediterrâneo, Oceânico. Tolerante ao litoral.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica. O solo deve ser bem drenado e com regas esparsas. Quando estabelecida é tolerante a seca.
Após a floração, as hastes devem ser cortadas ao nível do solo, para evitar a formação de sementes.
A planta é tóxica se ingerida. Recomenda-se o uso de luvas para manusear a planta, devido a seiva leitosa que é irritante a pele e aos olhos.
Multiplica-se por divisão de touceira na primavera, por mudas espontâneas (a maneira mais fácil de multiplicar) e por estaca após a floração, tendo o cuidado de secar o corte no ar.