Hoje vamos falar de uma espécie da família Piperaceae perfeita para quem gosta de plantas pendentes.
Com lindas folhas verde-claro em formato de coração e manchinhas esbranquiçadas nas bordas, a peperômia-filodendro deixa sua caules caírem e se espalhar, com ramos que chegam a atingir até 1m e podem ser usados como estacas para multiplicação.
Rega
As regas podem ser regulares, mas de forma moderada, tomando cuidado para não encharcar o substrato. Isso pode apodrecer suas raízes.
Iluminação
É recomendável cultivá-la em ambientes à meia sombra ou luz difusa, uma vez que o sol direto pode queimar suas folhas. Também é sensível a geadas.
Problemas comuns
Se não tiver um sistema de drenagem que escoe bem a água, sua raiz apodrece e acaba abortando ramos inteiros.
Como usar
A peperômia-filodendro é uma ótima opção para ambientes internos. Do alto de estantes e prateleiras, compondo jardins verticais ou acomodada cachepôs e vasos suspensos, ela encanta com seu efeito pendente, ainda mais quando vista de cima.
Dica
Os cuidados variam de acordo com o ambiente, a espécie, disponibilidade de luz, umidade do espaço, temperatura e recipiente onde a planta está acondicionada.
As indicações acima devem servir para orientar um primeiro contato, não são uma fórmula definitiva. Fique sempre atento às respostas da sua planta.