Também conhecida como Coração magoado, a Iresine pertence à família Amaranthaceae e se origina na América do Sul.
É uma planta resistente ao sol e ótima para enfeitar a borda de um muro ou uma grade. Ela chama a atenção pelas folhas ricamente avermelhadas, em formato de coração.
Uma planta com caules e folhas vermelhas
Tudo na Iresine é avermelhado, (até existe uma variedade verde desse arbusto, a Iresine “Aureo-reticulata”) do caule às folhas com nervuras marcadas e um acabamento encerado que as faz brilhar bastante ao sol.
Plantinha fácil de cuidar, é rústica e sem frescura. Vai bem no sol forte o dia todo e também com menos horas de insolação, desde que não seja plantada em local só com claridade. Sem sol nenhum, a Iresine desbota, fica fraca, perde folhas e logo atrai pragas e doenças.
Como plantar Iresine
Ao plantar, capriche na matéria orgânica do vaso ou canteiro, acrescentando para cada parte de substrato uma parte de húmus de minhoca, esterco curtido ou composto orgânico.
Faça regas frequentes pra nunca deixar a terra secar — o ideal é que a superfície se mantenha sempre ligeiramente úmida. Dá pra tirar mudas de ponteiras de galhos, deixando as estacas enraizarem no substrato úmido, nunca na água.
Depois de algumas semanas, surgirão as primeiras folhas, sinalizando que sua muda vingou!
Faça podas de manutenção pelo menos uma vez por ano, nas últimas semanas do inverno. Elas evitam que o arbusto fique ralo e com folhas só nas pontas. Cortar os caules que estão pelados também estimula novas brotações e mantém o efeito compacto que a gente tanto valoriza.
Lá pelo final do verão, é bem provável que sua iresine floresça, se enfeitando delicadamente com buquês de flores brancas.
Em alguns livros de botânica descrevem sua floração como “sem importância ornamental”, mas apure o olhar e se aproxime da planta, você vai comprovar como a beleza mora nos detalhes.