A lobélia é uma planta caracterizada por suas flores de tom azul ou violeta chamativas que se mantêm durante grande parte do ano, pelo fato de se tratar de uma planta perene.
É muito usada na hora de decorar jardins, já que geram surpreendentes efeitos visuais. Existem diferentes variedades e espécies que farão variar a cor das flores de lobélia, pelo que poderemos combiná-las entre elas.
A seguir mais explicações sobre as lobélias e quais são os seus cuidados.
A lobélia é uma pequena planta perene de floração longa, que se destaca por suas coloridas flores azuis, violetas ou de tons similares, em função da espécie. A planta tem uma altura de uns 15-20 cm que se adapta a qualquer tipo de clima, ainda que prefira as zonas úmidas.
A lobélia precisa de irrigações constantes mas, como todas as plantas, não deve ser demasiado regada porque então suas raízes apodrecem.
Dessa forma, recomenda-se não molhar as flores da lobélia, já que têm um tato aveludado e poderiam estragar-se.
Existem muitas espécies desta planta, embora a mais usada para decorar jardins e casas seja a erinus, mas também podemos optar por outras variedades com flores brancas, púrpura, malva… e combiná-las entre si.
A lobélia é uma planta que, além de ser usada como decoração, também é usada para fins medicinais. Destaca-se por melhorar as condições respiratórias, bem como por suas propriedades analgésicas.