Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Begônia-Maculata

A Begônia Maculata é uma das plantas mais desejadas pelos pais de plantas. Conhecida pelo formato de suas folhas e por suas singulares pintinhas brancas,  a Begônia maculata é uma das plantas ‘influencers’ da vez.

Afinal, é possível fazer a propagação delas através do caule. É só contar ao menos três folhas (de cima para baixo) e cortar o caule no entrenó, mantendo o nó intacto.

Esse galho cortado poderá ser colocado num pote com água ou diretamente no solo fértil (com esfagno), mantendo sempre úmido para desenvolver as raízes.

A planta é originária das matas tropicais, ou seja, de ambientes úmidos e sombreados.

Apesar de gostarem de solo úmido, é importante que entre uma rega e outra exista um período que garanta que o solo não ficará úmido demais, apodrecendo as raízes. Ela é uma planta razoavelmente rústica e aguenta bem uns dias a mais entre as regas.

Por crescerem embaixo das copas das árvores, em casa devemos mantê-las longe do sol direto, em local de sombra ou meia sombra, porém bem iluminado para que ela se desenvolvam bem.

begonia_maculata

É exatamente esse local que irá influenciar na quantidade de regas, uma vez que espaços mais ventilados exigem uma quantidade maior de rega, pois o substrato seca mais rápido.

Em geral, o solo da mata tropical é bem fértil e uma ótima forma de reproduzirmos isso em casa é utilizando matéria orgânica como húmus de minhoca e ainda acrescentando turfa, musgo esfagno ou até casca de pinus ao seu substrato.

Para manter o solo sempre saudável é importante que a adubação seja feita pelo menos uma vez a cada três meses, utilizando um adubo orgânico como o bokashi ou outro de liberação lenta.

Sempre se atente às especificações dos rótulos dos adubos para não exagerar na dose e prejudicar sua planta e suspenda a adubação durante o inverno.

maculata

Problemas comuns
Fique atento às pistas que a sua begônia te dá. O excesso ou a falta de água têm sinais parecidos: as folhas ganham textura flexível, com aparência amolecida e apontando para abaixo.

Cheque a umidade afundando o dedo na terra, cerca de 4 ou 5 cm. Se o solo estiver seco, prepare-se para reidratar as raízes. Para isso, coloque a sua planta em uma bacia ou balde e regue o substrato até que uma poça com cerca de 1/3 da altura do pote se acumule ao fundo.

Aguarde 10 minutos e descarte o excesso de água. Durante este processo lembre-se de não molhar a folhagem. Se algumas gotas escaparam por aí, aposte em um pano seco. Você também pode usá-lo para limpar o pó acumulado sobre a sua moradora.

Na época da floração, é comum a begônia investir a energia na reprodução e acabar abortando folhas. Por isso, lembre-se de oferecer a ela os nutrientes do adubo, especialmente neste período.

begonia

Nos períodos com clima mais seco é comum as bordas das folhas ficarem queimadas. Geralmente recomendamos borrifar água nas espécies tropicais, mas este recurso pode ser fatal para a sua begônia.

Para não deixá-la na mão, coloque ao lado dela um pote com argila expandida coberta com água, que pode ser trocada 3x por semana, para evitar cheiros e mosquitos indesejáveis. A cada renovação, lave com sabão o recipiente e as pedrinhas, para não criar limo.

Ao notar a presença de parasitas, use um pincel ou haste de algodão com um pouquinho de álcool e retire um a um, evitando possíveis infestações.

barquinho

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.