Planta de origem asiática possui uma bela flor e um fruto muito alongado. As suas flores, consideradas as mais belas do mundo, e que só abrem e podem ser observadas em todo o seu esplendor à noite, têm umas terminações incríveis e um aspecto de como se fossem rendas.
Conhecida como Abóbora-de-serpente ou Chichinga, a Trichosanthes cucumerina e que, em algumas variedades, os seus frutos são comestíveis, bem como as folhas e flores.
Esta planta cresce no Nepal, Malásia e em outros países do Sul da Ásia é uma espécie de trepadeira que pode atingir os 4 m de altura.
Cultivada principalmente por causa do seu fruto extremamente longo, que pode alcançar os 1,5 m de comprimento, é altamente apreciada na cozinha asiática.
Este fruto de cor verde com riscas brancas, muitas vezes, fica com um aspecto torcido como o movimento de alguns répteis, daí o seu nome popular.
Gosta de climas quentes, as sementes têm uma cobertura exterior dura e não germinam com facilidade, mas, quando isso acontece, crescem demais e se tornam trepadeiras invasivas.
Também conhecida como Cipó-quiabo, Pepino-de-cobra, Quiabo-de-metro e Serpentina
Suas flores são brancas com as cinco pétalas dispostas em estrela que remetem a unhas longas pintadas de branco, a superfície é coberta por penugem, o miolo amarelo tem delineio marrom.
No entorno de cada pétala há extensões em fios longos e finos que finalizam enrolados e emaranhados com aparência de um delicado rendado de bilro.