Família: Poaceae
Origem: África e Ásia
Ciclo de Vida: Perene
Gramínea perene que forma tufos densos com abundantes espigas de uma atrativa cor rosa-arroxeada que com a brisa do vento se mexem dando um movimento nos motivos paisagísticos.
Floresce durante o verão e outono. Apresenta uma atrativa folhagem formada por folhas lineares e planas de cor púrpura. Combina muito bem com outras gramíneas, flores da estação, coníferas e rosas. Resistente à geadas até -4ºC.
Gostam de lugares a pleno sol ou a meia sombra e de substratos férteis com boa drenagem mas, também adaptam-se bem em solos pobres, ácidos ou alcalinos, assim como secos ou úmidos. Rebrotam com vigor após podas drásticas, geadas fortes e até queimadas. Multiplicam-se por divisão da touceira e por sementes nas variedades férteis.
Seu efeito paisagístico é muito especial, podendo ser cultivada em maciços, bordaduras ou em canteiros, assim como em vasos e jardineiras. É bastante indicada para jardins de pedras, e de baixa manutenção devido à sua rusticidade. Recomendado para o controle da erosão.
É considerada uma planta de alto risco de invasão ambiental, tendo em seu histórico problemas ecológicos nos Estados Unidos, Havaí, Ilhas Fiji e Austrália, onde foi introduzida na maioria das vezes como planta ornamental.
Atualmente há variedades estéreis em cultivo, com baixo poder invasivo, que só podem ser propagadas de forma vegetativa.