Nome popular:Capim-do-texas; Capim-chorão.
Família: Graminae (Poaceae)
Origem: África.
O capim-do-texas é uma herbácea perene, rizomatosa, entouceirada, de 40 a 60 cm de altura, de folhagem densa e inflorescências muto ornamenais.
As folhas são afiladas e longas, podendo ser verdes, avermelhadas ou roxas de acordo com a cultivar. As flores são reunidas, com aspecto de pluma, com cores que acompanham os tons da folhagem, sendo esbranquiçadas nas de folhas verdes e rosadas nas de folhas vermelhas e roxas, que se formam no verão.
As variedades mais comuns em cultivo são a “Rubrum”, “Cupreum”, “Atrosanguineum”, “Purpureum” e “Eaton Canyon”, uma miniatura.
Seu efeito paisagístico é muito especial, podendo ser cultivada em maciços, bordaduras ou em canteiros, assim como em vasos e jardineiras. É bastante indicada para jardins de pedras, e de baixa manutenção devido à sua rusticidade. Recomendado para o controle da erosão.
É considerada uma planta de alto risco de invasão ambiental. Atualmente há variedades estéreis em cultivo, com baixo poder invasivo, que só podem ser propagadas de forma vegetativa.
Gosta de pleno sol, mas toleram a meia-sombra. Adaptam-se a solos pobres, ácidos ou alcalinos. Suporta temperaturas mais frias, inclusive estiagem. Após as podas drásticas rebrotam com muito vigor.
Sua multiplicação é feita por divisão de touceira e pode ser feita em qualquer época do ano