Nome científico: Pennisetum setaceum.
Família: Poaceae (Gramineae).
Nomes populares: capim-do-texas, capim-chorão, capim-colchão.
Etimologia: Pennisetum deriva do latim e significa ‘pena de cerdas’, fazendo referência à forma de suas inflorescências.
Origem: África.
Características gerais: planta herbácea perene, ereta, rizomatosa, atingindo a altura de 40 a 60 cm. As folhas são lineares, longas e recurvadas, podendo ser verdes, avermelhadas ou roxas.
Apresenta inflorescências longas, cilíndricas, com aspecto de pluma, de coloração esbranquiçada nas plantas de folhas verdes, e coloração rosada nas plantas de folhagem vermelha e roxa. A floração ocorre no verão.
Condições de cultivo: deve ser cultivado a pleno sol, mas adapta-se também à meia-sombra. Tolera estiagem, temperaturas baixas e climas tropicais. Desenvolve-se bem em diversos tipos de solo como pobres, ácidos, alcalinos, secos ou úmidos.
Propagação: multiplica-se por divisão de touceira e por sementes.
Usos: pode ser cultivada em jardineiras, maciços, renques, em grupos ou isolados no jardim.
Curiosidades: em grandes extensões é recomendado para controle da erosão.
É considerada uma planta de alto risco de invasão ambiental, ameaçando muitas espécies nativas, já tendo causado problemas ecológicos nos Estados Unidos, Havaí, Ilhas Fiji e Austrália.
Mas já existem variedades estéreis em cultivo, com baixo poder invasivo, que só podem ser propagadas de forma vegetativa.
Em áreas com pouca manutenção tende a secar no inverno, período no qual o fornecimento de água é restrito, aumentando assim o risco de incêndios intensos, o que representa uma ameaça ainda mais a determinadas espécies nativas.
Monday, 22. November 2010
Pelo amor de Deus, onde posso encontrar este capim chorão a venda em São Paulo. Já procurei no CEASA e nem sequer conhecem. Aguardo resposta ansiosamente. Obrigada
Marcia