A rosa-da-ressurreição, também conhecida como flor-de-jericó é uma das plantas mais resistentes do mudo. Aliás, a espécie chega a viver anos e anos sem água e sem qualquer cuidado especial.
Entretanto, para cultivá-la em vaso, e mantê-la sempre verde e linda, é preciso criar um ambiente ideal para tal. Veja como fazer isso!
Há quem acredite que a rosa-da-ressurreição seja capaz de absorver todas as energias ruins de um ambiente e trazer prosperidade. Isso explica porque a planta é comumente utilizada em simpatias e rituais de purificação.
No entanto, o que podemos afirmar é que a rosa-da-ressurreição é a planta ideal para ornamentação de ambientes internos e externos.
Como cultivar
Na natureza, a planta possui a incrível capacidade de entrar em anidrobiose, ou seja, a planta suspende suas atividades metabólicas, podendo sobreviver com o mínimo de água por muito tempo.
Contudo, ao primeiro contato com a umidade, o vegetal assume um verde exuberante e produz várias touceiras como um longo tapete esverdeado.
Como preparar a rosa-da-ressurreição para o plantio
Ao adquirir a planta, ela estará completamente emaranhada e em formato de uma bola seca. Portanto, o primeiro passo é colocá-la em um recipiente e cobri-la com água.
Deixe o vegetal de molho por três dias ou até ela se abrir por completo. Assim, durante a semana seguinte, troque a água todos os dias. Após este período, transplante-a para um vaso.
Qual é o melhor solo para a rosa-da-ressurreição?
Acredite, se você colocar apenas calcário no fundo do vaso, a rosa-da-ressurreição se desenvolverá bem. Aliás, isso evita o ataque de fungos e bactérias. Por outro lado, para cultivá-la no solo, é recomendado utilizar substrato para rosa-do-deserto ou outro material arenoso.
Iluminação rega e floração
Embora seja um vegetal originário de regiões desérticas, quando se trata do cultivo em vaso, não é recomendado expor a rosa-da-ressurreição ao sol pleno. Desse modo, deixe-a em local bem iluminado, mas sombreado.
Não é necessário regar a rosa-da-ressurreição mais que uma vez por semana. E sobre a floração, ainda não é possível determinar a época em que ocorre, porém, é verdade que a planta produz lindas flores brancas.