A Viola tricolor é uma planta herbácea que pode chegar até 30 cm de altura. Possui o caule verde, flexível, ramificado e floresce na metade do outono até o início do verão. É encontrada com as mais variadas cores de flores como brancas, azuis, rosas, roxas, amarelas e marrons.
É uma planta muito ornamental, origina-se da Ásia Central e Europa, mas está bem adaptada em nosso país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, pois aprecia clima frio.
O amor-perfeito é uma planta anual, caracterizada por caule curto e ramificado, folhas lisas, cerosas e denteadas. Devem ser cultivadas em canteiros férteis, com boa drenagem, no entanto úmidos e a pleno sol. Preferem clima ameno.
Podem ser cultivadas em canteiros, vasos e jardineiras de qualquer tamanho, em local ensolarado e com substrato rico em composto orgânico, solto e bem drenado.
Seu ciclo se inicia com a semeadura no outono que deve ser feita como segue abaixo:
Época de plantio: Março a Junho
Como plantar: Preparar bem os canteiros, levantando-os 15 cm de altura. Usar 30 g de adubo NPK de uma fórmula comercial ou 150 g de esterco bem curtido para cada 1 metro quadrado de canteiro. Misturar bem. Semear e cobrir com 0,5 cm de solo fofo ou serragem fina.
Irrigação: Irrigar pelo menos uma vez por dia, preferencialmente ao início da manhã ou no fim da tarde.
Canteiro definitivo: Preparar bem os canteiros levantando-os 15 cm de altura. Usar 300 g de adubo NPK de uma fórmula comercial ou 1,5 kg de esterco bem curtido em 10 m.
Transplante: Transplantar preferencialmente em dia nublado para o local definitivo quando as plantas atingirem 10 cm de altura. Usar 30 cm entre linhas e 20 cm entre plantas. Continuar irrigando.
Germinação: 4 a 28 dias
Obs.: Ciclo até o início da floração (dias): 90 Inverno. Número aproximado de sementes por grama: 840.
É preciso adubar uma vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão e também usar fosforita, superfosfato, termofosfato ou NPK rico em P.
Quando passar o ciclo ou a estação, retirar e substituir por outra planta, como petúnia , por exemplo.