A astromélia é uma planta nativa da América do Sul que atualmente também é cultivada em lugares quentes dos Estados Unidos, México e Austrália por ser uma planta de clima quente e úmido que floresce na primavera e no verão.
Muitas pessoas conhecem a astromélia por ser uma planta comum, mas não a reconhecem pelo nome, entretanto a beleza de suas flores é reconhecida e por isso ela é muito utilizada em jardins e como adorno em residências, sendo a segunda flor mais vendida no Brasil.
As astromélias podem ser facilmente encontradas em floriculturas e é possível fazer lindos e elaborados buquês com a flor, que posteriormente podem ser transplantadas para vasos.
Existem astromélias amarelas, astromélias azuis, astromélias rosas e astromélias brancas, mas dificilmente você encontrará as flores com uma única cor uniforme ou comprará duas igual, o que as torna ainda mais interessantes para ser dar de presente pois sempre serão únicas, representando também a singularidade de sua amizade.
Outra possibilidade é juntar diversas astromélias de tons que combinem e montar um buquê multicolorido, também é possível montar um buquê com outras flores que combinem com as astromélias, como por exemplo a rosa vermelha com astromélias avermelharas ou alaranjadas.
Pelo seu significado e beleza é possível adornar seu casamento com astromélias, principalmente casamentos diurnos com bastante luz e em locais com muita natureza.
Como cuidar de astromélias em vaso
As astromélias se assemelham aos lírios, sendo por vezes chamadas de “pequenos lírios” ou “mini lírios”, ou seja, é uma bela planta para manter em casa como decoração.
Confira como cuidar da flor astromélia:
* Em um vaso com água as astromélias podem durar até 15 dias, para isso é necessário que se corte 1 cm de seu caule sempre que a ponta estiver com uma aparência pouco saudável, é possível fazer esse corte diariamente, o que ajuda a planta a se manter hidratada.
* Mantenha-as em local quente, as astromélias não sobrevivem no frio, sendo assim, caso você more em um local que faça muito frio, nesses períodos de inverno coloque-as do lado de dentro de casa. Outra opção é procurar por variantes chilenas das astromélias que florescem no inverno e se adaptam aos climas frios.
Como cuidar de astromélias no jardim
Além de ser usada dentro de casa em vasos, também é possível plantar astromélias direto no solo de seu jardim ou quintal, dando um visual bonito e colorido de forma natural para sua casa.
As astromélias não são das plantas mais fáceis de se cuidar, mas seguindo todas as dicas abaixo você certamente terá plantas bonitas e floridas:
* As astromélias precisam de espaço, então dê um espaçamento de no mínimo 50 cm entre uma e outra, assim que elas florirem, aumentarão de volume e não haverá mais grande espaço vazio, então não se preocupe.
* Pode-as sempre que necessário, caso contrário, elas crescerão de forma desordenada e “selvagem”, deixando seu jardim com uma aparência feia e mal cuidada. Além disso, é necessário remover todas as folhas e galhos mortos ou danificados, principalmente em caso de fungo para que não se espalhe por toda a planta nem contamine as plantas vizinhas.
* Mantenha as astromélias sempre adubadas, elas precisam de nutrientes para florescerem e crescerem saudáveis.
* Regue as plantas com frequência, apenas tomar cuidado para não afogá-las, além disso, muita água pode gerar fungos, tudo em excesso faz mal.
* Caso você more em lugar de clima ameno ou de clima muito variável, é possível procurar astromélias híbridas de uma variante chilena que se adapta ao frio e uma brasileira que se adapta ao calor, tornando a planta mais resistente aos períodos de temperaturas extremas.
* Compre mudas de astromélia em casas de jardinagem em vez de plantá-las diretamente da semente, assim elas demorarão menos tempo para florir e te pouparão muito trabalho, cuidando bem de sua planta, ela pode durar até 3 anos no jardim.