Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




92e4f895eea6e1c3f7b4f49d6a831f81

Quem deseja desfrutar da beleza das suas plantas, deve criar as condições certas para elas. A importância da luz e da escolha do local já foi abordada. Também se deve ter em consideração a temperatura e a umidade, bem como os recipientes para colocar as plantas.

Para a maioria das plantas ornamentais, os meses de verão não constituem qualquer problema. O calor e a umidade do ar são apropriadas para a maior parte delas. Importa, sim, que o espaço tenha umidade do ar suficiente nas estações do ano frias. Afinal, muitas plantas ornamentais são oriundas de florestas tropicais, de modo que estão habituadas ao calor suficiente, mas também ao ar úmido. Por isso, mesmo num ambiente aquecido, elas devem ser constantemente borrifadas.

O abastecimento de ar deve também ser tido em consideração. No verão, abre-se a maior parte das janelas, mas as plantas precisam de ar fresco também no inverno. Arejar as plantas é um fator importante, quer haja chuva ou frio. Naturalmente, nunca se deve expor as plantas a correntes de ar nem a neblinas geladas repentinas.

São muitas as plantas que passam, sem problemas, o verão numa varanda abrigada do vento ou num terraço. Evidentemente, os oleandros, as piteiras, os pelargônios devem sair do seu local de inverno e mudar para o ar livre, o mais tardar em meados de maio. Mas também as palmeiras, os fetos, os cactos e até mesmo as esparmanias se alegram com a calor do Verão. O importante é que as plantas estejam abrigadas das correntes de ar e do vento.

Os vasos, jardineiras, as barricas ou caixas que substituem os leitos naturais das plantas, não devem apenas ser decorativos e fazer realçar os vegetais. Constituem também um importante fator de cuidados. De fato, devem proporcionar não só estabilidade e firmeza, as plantas têm que sobreviver, crescer, dar flor e, em parte, dar fruto em condições que não são propriamente as ideais.

Para o cultivo de plantas, existem à disposição os tradicionais vasos de barro, os recipientes de plástico resistente e os novos vasos envoltórios feitos de um material amigo do ambiente.

Devido ao seu peso, os vasos de barro são estáveis, feitos de um material algo poroso e, até certo ponto, permeáveis à água, a substâncias nutritivas e ao oxigênio. Além de estarem mais sujeitos a quebrarem-se, depois de algum tempo os vasos de barro têm um defeito, ou seja, a “formação de crostas” a cal e os sais minerais penetram no barro poroso, provocando manchas feias na superfície exterior.

Os vasos de plástico são mais resistentes, pois  não correm o risco de se quebrarem, bem como são mais baratos: regra geral, o substrato utilizado é mais quente e penetra de forma mais uniforme nas raízes. Uma vez que os vasos de plástico não têm qualquer valor ornamental nem possuem estabilidade para as plantas com muita folhagem, colocam-se normalmente dentro de vasos ornamentais.

240x320_017

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.