Dicas importantes sobre sementeiras
Para garantir um crescimento rápido e sem período de dormência é necessário que o transplante para vasos maiores seja feito assim que perceber que as suas mudas chegaram a um determinado tamanho.
O tamanho das plantas depende de espécie para espécie. Em geral deve ser feito quando elas já têm duas folhas ou alcançaram uma altura de 4,5 cm.
O melhor momento do dia para fazer o transplante é no final da tarde ou mesmo num dia nebuloso. Isso ajuda a fazer com que as raízes se adaptem ao novo solo sem sentir as diferenças de temperaturas.
A Rega
Fique de olho para que a terra não fique seca durante a fase de germinação. A dica é que nessa fase e também durante as primeiras semanas depois de colocar no vaso coloque o recipiente com a semente numa quantidade de água tépida. Isso é feito para que haja a absorção de água pelas raízes da planta que ainda são muito frágeis e precisam de ajuda.
Não espere até que a superfície esteja totalmente úmida. A maioria das plantas pequenas devem ser mantidas com a terra sempre úmida, porém, não necessariamente molhada uma vez que isso destrói as raízes. No caso de a umidade da atmosfera baixar muito você pode vaporizar as folhas com água tépida.
O Adubo
Quando a planta se encontra na fase de germinação e por cerca de duas a três semanas depois não é necessário adicionar nenhum tipo de fertilizante.
Na sequência é possível utilizar um fertilizante previamente diluído em água usada para a rega. Para que a fertilização seja correta é necessário que as plantas absorvam a quantidade certa de nutrientes.
Se houver excesso ou falta de nutrientes a planta terá o seu desenvolvimento prejudicado. Busque por uma fertilização que seja pouco concentrada e depois observe a resposta que as suas plantas irão dar para que seja possível ir aumentando a concentração.