Você sonha em ter belas folhagens em seu apartamento, mas as plantinhas murcham e morrem aos poucos?
Talvez as escolhas estejam erradas. O segredo é saber que tipo de planta se dá bem nesses ambientes. Com isso, você logo vai passar a contemplar a natureza mesmo do 10º andar de um prédio encravado na cidade grande.
Ainda há muito preconceito em relação ao assunto. Muita gente pensa que, se comprar uma planta, está adquirindo um problema, mas isso não é verdade. É necessário escolher a espécie adequada para cada ambiente levando em conta a ventilação e a iluminação natural do local.
Para os terraços, área vulnerável às intempéries do tempo, o recomendado são espécies como fícus (Ficus benjamina), buxinho bola (Buxus sempervirens) e dracena (Dracenae fragrans).
Para o living, área com menos incidência de sol, o ideal são espécies como licuala (Licuala grandis), ráfia (Rhapis excelsa), lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica) e pacová (Philodendron martianum). A yuca (Yuca elephantipes) se dá bem nos dois espaços.
E para manter as plantas sempre bonitas e saudáveis, dicas básicas:
- Irrigar de duas a três vezes por semana de forma bem distribuída.
- Também é importante, ao menos uma vez por semana, fazer a lavagem e limpeza das folhas, usando um borrifador comum, que pode ser encontrado em feiras livres ou supermercados. Cuidado com os excessos: o mais importante é manter a terra úmida, e não encharcada.
- Adubar, a cada três meses, com produto específico encontrado em lojas especializadas, ou adubos orgânicos.
- É recomendável que a terra seja trocada a cada seis meses ou, no mínimo, uma vez por ano. O importante é verificar sempre se a drenagem do vaso está funcionando bem para não empoçar água.
- Retirar regularmente as folhas secas.
- Verificar o início de pragas para que o combate possa ser feito o quanto antes.
- Cuidar para que os pratos sob os vasos não contenham água parada, pois a prevenção é um dos grandes aliados na luta contra a dengue.