Um erro freqüente no cuidado das plantas cultivadas em vasos é regar demais. Saiba como dar a quantidade certa de água que as plantas exigem.
Assim você evitará que a raiz apodreça, a proliferação de fungos e até a morte da planta.
1 – Mantenha os orifícios de drenagem do vaso desobstruídos.
2 – Existem várias formas de controlar o nível de umidade dos vasos. Você pode colocar os dedos no substrato para sentir se falta água ou está molhado demais. Ou pode bater no vaso com uma faca e observar o som produzido.
3 – Regue com mais freqüência quando a terra estiver seca e mais espaçadamente quando sentir que está empapada.
4 – Regue os vasos que estão em locais diferentes de forma diferenciada. Os que estiverem mais expostos ao sol e ao vento devem receber mais água.
5 – Modifique a forma de regar de acordo com a estação. Aumente a quantidade de água nas épocas que o ar estiver mais seco e os ventos forem mais quentes.
6 – Os vasos de barro e argila são porosos e perdem um pouco de água pelas paredes, portanto, exigem que você regue as plantas com mais freqüência.
7 – Você também pode usar vasos ou jardineiras que contem um depósito de água que a planta vai consumindo de acordo com a necessidade.
É melhor regar as plantas de menos do que em excesso.
Monday, 11. June 2012
Olá!
Comecei há alguns meses uma mini-horta na varanda e estou muito satisfeita. Tenho algumas fotografias no Blog.
Semeei uns pés de tomate e eles, para meu espanto, agora estão quase à altura dos meus ombros. Já estão em flr e disseram-me que devo “capá-los”. Não sei como fazê-lo. Poderia me ensinar ou caso já tenha colocado esse post dizer-me onde?
Obrigada desde já