Qualquer aquário, por menor que seja, deve reproduzir da melhor maneira possível o ecossistema original das espécies de peixe criadas nele. As plantas são um fator importante nesse ambiente, tanto para decoração como para o bem-estar dos peixes. Neste post tem a explicação de como você pode obter esses benefícios com as plantas conhecidas como jibóia.
Material necessário:
Aquário com peixes de água fria (não tropicais)
Plantas de jibóia (Scindapsus aureus)
Algodão
Fio de náilon
Pedras e pedrinhas para aquário
Como fazer:
1 – Corte dez galhos de 15 cm de comprimento da planta de jibóia. É importante incluir no corte do caule alguns brotos, especialmente na extremidade inferior. Você também pode incluir folhas.
2 – Envolva a zona do caule que inclui o broto em um pedaço de algodão e amarre com o fio de náilon. Repita este procedimento em cada um dos galhos preparados.
3 – Coloque-os no fundo do aquário, distribuindo-os em forma de arbustos ou simplesmente pousados sobre a superfície.
4 – Para fixá-los, use pedrinhas para aquário. Cubra as partes do caule que têm algodão para este não ficar exposto.
5 – Você pode fixar os galhos com pedras ou troncos previamente escovados e sem parasitas. Procure distribuí-los de maneira que os peixes possam utilizá-los para se esconder ou simplesmente para dar movimento à paisagem. Você também pode utilizar conchas para dar um toque especial.
6 – Em poucos dias os galhos de jibóia criarão raízes e crescerão. Lembre que, além de decorar o aquário, as plantas também interagem biologicamente com os peixes.
Antes de tentar substituir a jibóia por outras plantas, informe-se com especialistas. Muitas plantas podem ser tóxicas para os peixes.
Wednesday, 2. December 2015
Gostei bastante, tenho essa planta em casa vou fazer. Mas, gostaria de saber se o algodao e mesmo necessario e com o que eu poderei cobrilo. Por favor tire essa grande duvida minha. Mande-me um e-meil. Um grande abraco e obrigada.