Em jardinagem estamos sempre aprendendo alguma técnica nova. A novidade agora é um cultivo diferenciado de rosas que promete em dar um novo fôlego ao uso destas plantas no jardim. Esse sistema baseia-se na técnica de enxertia.
O resultado são roseiras em forma de arvoretas, com caules de 1 m ou mais de altura, e a copa é podada em formato de bola. Qualquer novidade em rosas é bem vinda.
Depois de tantos séculos reinando nos jardins e devido ao seu uso excessivo a rainha das flores perdeu muito do seu impacto e parou de fazer parte de projetos paisagísticos.
As rosas-arvoretas são bem versáteis. Plantadas em fila indiana, são ótimas para demarcar caminhos ou passagens. Devido ao formato curioso, funcionam até isoladamente como elemento de destaque, como em um vaso.
Como Cultivar?
Vasos com as novas roseiras são vendidos em duas alturas diferentes 0,80 ou 1 metro. Para plantá-las, basta abrir covas de 30 x 20 cm em solo rico em matéria orgânica. A profundidade das covas pode ser maior, caso você queira que a planta fique mais baixa – para isso, não há problemas em enterrar uma parte do tronco.
Logo após o plantio das roseiras, são necessários alguns cuidados. Assim que cobrir as covas, prenda ao tronco uma estaca de madeira para sustentar o peso da copa. Mantenha esse tutor por uns dois anos até o tronco atingir cerca de 2 cm. de diâmetro.
Regas diárias, ou até duas vezes ao dia, também são importantes nos primeiros seis meses, em especial em dias quentes. No outono e inverno, a frequência de água pode ser diminuída para dia sim, dia não.
Para que a roseira floresça o ano todo, é essencial podar as flores assim que as pétalas da rosa começarem a cair. Para isso, corte o galho dois pares de folhas abaixo da flor, novos ramos e flores surgirão em até 30 dias no verão ou em 50 dias no inverno.
Outra forma de estimular a floração é fazer uma adubação a cada 15 dias com NPK 4-15-08, na quantidade especificada pelo fabricante.
Também é preciso atenção em prevenir pragas e doenças, pois as roseiras são muito suscetíveis a elas. Os fungos são os mais comuns e caracterizam-se pelo surgimento de pintas pretas nas folhas. Para combatê-los borrife toda a planta com calda bordalesa. Mas o ideal é investir na prevenção, com aplicações de calda de fumo duas vezes por mês.
Com as podas, adubações e prevenção contra doenças, com certeza você terá um belo arranjo de rosas em seu jardim durante boa parte do ano.
Monday, 21. February 2011
Maravilhoso, gostaria de saber onde consigo muda desta arvoreta de rosa moro no MT e aqui ainda nao vi em nenhum viveiro. Tem como comprar e receber por transportadora?
Aguardo retorno
Sunday, 21. October 2012
amei esta roseira quero uma igual
Tuesday, 4. December 2012
gostaria de informação sobre a ROSA ALVORÊ, não econtro em nehuma pesquisa, pode ser que o nome, seja um pouco diferente, é uma rosa mesclada com três tons, vi um exemplar com as cores bordô, amarelo, branco na mesma flor, lindo. e muito diferente, não vi outra igual até o momento.Se puder me enviar informações sobre ela , agradeço muito.
Monday, 9. September 2013
Amei este arvoreto de rosa. Gostaria de comprar uma muda. Grata aguardo o seu retorno.
Monday, 23. September 2013
Linda roseira, seu blog é maravilhoso! E ainda mais com estas belas melodias! Parabéns! Gostaria de saber onde posso encomendar mudas rosa arvoreta, por favor! Abraços!
Tuesday, 29. October 2013
Por gentileza, onde posso comprar esta arvoreta de rosa.
Muito Obrigada!
Teruka
Monday, 4. November 2013
Gostaria de saber que tipo de rosa é esta? E como fazer para comprar mudas?
Wednesday, 30. April 2014
Maravilhoso, gostaria de saber onde consigo muda desta arvoreta de rosa moro no MT e aqui ainda nao vi em nenhum viveiro. Tem como comprar e receber por transportadora?
Aguardo retorno
Friday, 1. July 2016
ola gostei muito dessa variedade de rosa mas onde posso encontrar
uma roseira comum viraria uma arvoreta ou e somente esse tipo?