Existem várias espécies de mussaenda, todas pertencentes à família das Rubiáceas.
As mais conhecidas são:
Mussaenda alicia – Conhecida como mussaenda-rosa;
Mussaenda philippica – Conhecida como mussaenda-branca,
Mussaenda erythrophylla – Conhecida como mussaenda-vermelha ou mussaenda-vermelha-trepadeira.
As duas primeiras apresentam porte arbustivo, chegando a atingir cerca de 2 a 3 m de altura; já a mussaenda vermelha é um arbusto escandente que pode atingir até 10 m.
A reprodução das mussaendas se dá por meio da estaquia dos galhos e das pontas dos ramos. A propagação por sementes é bem difícil. Para fazer as estacas, retire galhos floridos de uma planta já crescida. De cada galho, faça estacas de 10 cm, retirando as flores e folhas.
Utilize um hormônio enraizador para estimular a brotação da estaca e “plante-a” num recipiente com palha de arroz queimada, mantendo sempre úmido, em ambiente quente, mas protegido do sol. Normalmente as estacas enraizam num período de 15 dias. Depois disso, retire a muda e faça o plantio.
Observe que as mussaendas precisam de sol pleno e solo rico em matéria orgânica. Para o plantio da mudinha, prepare a seguinte mistura de solo: 1 parte de terra comum – 1 parte de terra vegetal – 2 partes de composto orgânico. As regas devem ser espaçadas, pois a planta gosta de solo úmido, mas não encharcado. Você pode adquirir o hormônio vegetal e o composto orgânico já preparado em lojas de produtos para jardinagem.
Monday, 27. April 2015
Sônia, boa noite.
Sendo grande admiradora de seu blog, gostaria que por gentileza você me respondesse se a Mussaenda rosa pode ser plantada perto de muros ou paredes e se suas raizes podem quebrar muro ou calçadas. Se plantada em vasos como fazer para que fique bonita e viçosa. Muito obrigada. Felicidades!
Márcia.