Na hora de planejar o seu jardim é importante escolher as plantas de acordo com a quantidade e a intensidade de tempo de exposição ao sol.
Abaixo uma lista das plantas recomendadas para cultivar em lugares que recebem a luz do sol diretamente.
Opções
1 - Cubra com grama a superfície do jardim que estiver direta e integralmente sob o sol. Escolha uma de grama que cresça nestas condições para que a cor verde perdure, como é o caso dos tipos bermuda ou grama seda (Cynodon dactylon) ou quicuio (Pennisetum clandestinum).
2 – Entre os gramados ornamentais você pode optar por algumas gramíneas de médio ou grande porte. Elas podem dar um toque original ao seu jardim e quebrar a monotonia das plantas de pequeno porte. Entre os tipos adequados estão as acalyphas e euphorbias, como a Acalifa-macarrão, também conhecida como rabo-de-gato. Você pode acrescentar espécies com tom prateado com uma dicondra, que mantêm essa cor durante o ano todo. Seguindo com uma estética agreste você pode plantar algum capim-dos-pampas. Coloque-as em um lugar separado para que a sua formação em penachos ganhe mais destaque.
3 – Entre as de médio porte resistentes à exposição permanente ao sol encontramos uma grande variedade de arbustos. Combine-os com plantas com flores e odoríferas, como gerânios, roseiras, jasmins.
4 – Complete a paisagem com plantas de porte baixo. Harmonize os canteiros com espécies cujas flores sejam de cores variadas. Intercale gerânios, petúnias, calêndulas, vedélia (mal-me-quer), álisso, ciclame, calceolária (tamanquinho) e prímulas
5 - Se você desejar marcar o contorno de um canteiro ou de um caminho, opte pelas gazânias. Trata-se de uma espécie perene de alta floração.
6 – Para cobrir superfícies verticais como paredes ou colunas, as trepadeiras ideais são a glicínia, a madressilva ou alguns tipos de roseira.
Importante
Leve em consideração o crescimento a médio prazo das plantas que quiser utilizar. Encontre um equilíbrio entre um espaço mais aberto e outro mais carregado, porque em pouco tempo as plantas crescerão e ocuparão mais espaço.
Wednesday, 1. June 2011
Mas não se esqueçam que os jardins são importantes,mas árvores são bem mais,principalmente as nativas do bioma,ou região,pois estão trocando árvores por simples jardins,e não é uma boa troca,ja que podemos ter os dois,é só procurar um bom especialista,depois os cuidados são bem mais fácil,.
Sunday, 15. April 2012
Adorei o post, muito explicativo e lindo também.. Quero fazer um pequeno jardim mas o espaço é pequeno e sol o dia todo, agora tenho uma base de como faze-lo. Fiquei feliz em saber que da para ter um jardim que o sol domina o tempo inteiro.
Tuesday, 15. May 2012
Os meus agradecimentos pelo post. Ja partilhei.