Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




phal equestris

Você sabia que as Orquídeas tem uns orifícios, semelhante aos nossos poros que se chamam “Estômatos”?

Pois é, são eles os responsáveis pelas trocas de umidade e de nutrientes, eles ficam em sua grande maioria na parte traseira das folhas, é por eles e pelas raízes que nossas queridas Orquídeas absorvem a adubação que você fornecerá.

O grande e importante detalhe é que estes estômatos ficam fechados durante o dia e somente se abrem de noite, isso para que durante o dia as plantas não desidratem. Portanto, adubar durante o dia é desperdício de tempo e de dinheiro, claro que pelas raízes os nutrientes também serão absorvidos, mas para que a planta receba os nutrientes em sua plenitude sempre aplique seus fertilizantes ou na parte da manhã, lá pelas 6h ou 7h ou pela tardezinha, a partir das 17 h. E cuidado com dias muito gelados, nesses dias prefira aplicar seus produtos de manhã, pois no frio, se as plantas ficarem muito molhadas pela noite, podem surgir fungos.

Sobre absorção pelas raízes. Existem grupos de nutrientes que são móveis pelas plantas, ou seja, se aplicar nas raízes os mesmos serão transportados por toda a estrutura da planta de acordo com sua necessidade. Porém existem também os nutrientes imóveis como, por exemplo, o Cálcio (indispensável para a estrutura das plantas), se a aplicação for somente nas raízes, as folhas terão deficiência e problemas podem ocorrer com o tempo.

5 dicas para saber quando regar sua Orquídea

- Use o “dedômetro”
Sua mão é o melhor indicador de umidade que existe! Coloque a ponta do dedo no substrato (espécie de “terra” onde a orquídea é plantada) e sinta se ele está úmido. Se estiver, não regue.

- Não ponha pratinho
Para o “dedômetro” funcionar melhor, não deixe sua orquídea com pratinho embaixo. Quando for regá-la, deixe a água escorrer bastante – de preferência em outra planta -, até encharcar o substrato.

- Cheque a temperatura
No calor, molhe mais, no frio, menos. Se o vaso estiver em local de muito vento (uma varanda ou janela de apartamento em andar alto), as regas serão mais freqüentes, porque o vento resseca a planta.

- Borrife água nas flores
Flores, caules e raízes fazem parte da orquídea. Como são bem porosas, essas partes da planta absorvem água com facilidade. E molhe também a face de trás das folhas, que retém ainda mais água que a parte da cima.

- Nada de competir com Deus
Se Ele regar sua orquídea, não regue no mesmo dia. Vale a regrinha do “dedômetro” de novo: se choveu sua planta estará úmida quando você tocar o substrato com o dedo. Então, não regue.

47

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.