Fenômeno climático gerado pela diferença de temperatura das massas de ar e que congela a água presente no ar, as geadas atingem principalmente o que está na superfície do solo, incluindo as plantas.
As geadas costumam produzir danos irreversíveis nas plantas, principalmente nas mais frágeis, porque suas células contêm muita água, que congela e se dilata, arrebentando os tecidos vegetais. A conseqüência disso é que a planta murcha, escurece e morre.
Para evitar que as suas plantas murchem e morram, siga as seguintes dicas:
* Cubra as plantas com sacolas de plástico. Abra-as pelas bordas e una várias delas com linha ou barbante, formando uma peça única. À noite, coloque sacolas de plástico sobre as plantas criando uma espécie de teto.
Lembre-se de retirá-lo quando fizer sol. Caso contrário, fará mal às plantas.
Além de evitar que as plantas fiquem geladas, você reutilizará um material não biodegradável como o plástico;
* Coloque aspersores de água durante o período de maior risco de geladas – ou seja, quando a temperatura ambiente estiver em cerca de 1° C – até fazer sol.
Mantenha o teto de plástico sempre, principalmente quando houver geada.
A camada de água que estiver sobre as folhas não se congelará. O sistema produz uma energia que não permite que a temperatura das folhas seja inferior a 0° C e estas se congelem;
* Coloque recipientes de metal entre as plantas e queime, dentro deles, objetos que provoquem muita fumaça. Uma opção é borrifar lenha verde com nitrato de potássio, que pode ser comprado na farmácia.
Tente manter uma chama baixa e, assim, você terá uma cortina de fumaça com uma densidade similar à das nuvens ou da neblina.
A fumaça não permitirá que a geada chegue até as plantas e as danifique.
Esta técnica é muito eficaz, mas você precisa controlar os objetos que estão sendo queimados para não provocar um incêndio;
* Se sua planta tem leite nos caules ou nas folhas, não se preocupe pois ela suportará temperaturas de até -2ºC.