Argila expandida
A argila expandida é um agregado leve, que se apresenta em forma de bolinhas de cerâmica arredondada, com uma estrutura interna formada por uma espuma cerâmica com microporos e uma casca rígida e resistente.
A argila expandida é obtida através da mistura de argila e rochas argilosas folheada, que se expandem a partir de um processo térmico a uma temperatura de 1.100 º C, formando grãos arredondados de tamanhos variados, com baixa densidade.
É usada em drenagens de vasos e jardineiras, pois suas características permitem a remoção do excesso de água, garantem o escoamento e mantém a umidade, criando as condições necessárias para que as plantas tenham um bom desenvolvimento.
Manta Geotêxtil
É um produto específico para ser usado na perfeita montagem de vasos e jardineiras. Deve ser usada entre a camada de drenagem e o substrato, impedindo que as duas camadas se misturem, funcionando assim como um filtro, permitindo um melhor escoamento da água, retendo as partículas do solo, evitando o entupimento da camada de drenagem e deixando a planta respirar.
O objetivo é evitar que a água da rega leve o substrato e seus nutrientes, mantendo a camada de drenagem sempre limpa, cumprindo a função de arear e drenar o líquido para o fundo do vaso, evitando a asfixia das raízes.
O substrato e a camada de drenagem totalmente separados, garante um correto equilíbrio entre as funções de cada um dos componentes, garantindo a respiração da planta.
O material não se decompõe e não sofre qualquer tipo de ataque biológico, o que torna o produto ecologicamente correto.
Substrato
Como as raízes das plantas cultivadas em recipientes estão crescendo em condições artificiais, deve-se proporcionar ao sistema radicular solos especialmente formulados, com características adequadas ao crescimento e desenvolvimento. Os substratos são constituídos de uma mistura balanceada de materiais orgânicos e, ou minerais, que tem a função de proporcionar condições ideais para o perfeito enraizamento, reter água apenas o necessário e permitir a disponibilidade de nutrientes.
O material utilizado é a turfa, que é uma substância fóssil formada da decomposição de vegetais acumulados em terrenos alagadiços. Possui elevado teor de matéria orgânica, tendo a propriedade de variar o seu volume conforme seu conteúdo de água e matéria orgânica humificada. É um material que sofreu decomposição completa e se encontra estabilizada, contribuindo assim para a formação de agregados e melhoria da estrutura do solo.
No cultivo de plantas em vasos, o substrato deve ter as seguintes características:
1- ser um meio saudável para o crescimento das raízes, proporcionando suficiente porosidade, de modo a permitir o ingresso de oxigênio, o escape de gás carbônico e etileno produzidos durante a respiração das raízes.
2- deve fornecer todos os nutrientes necessários.
3- apresentar boa capacidade de retenção e boa disponibilidade de água.
4- manter a sua estabilidade física, propiciando suporte ou ancoragem para a planta.
5- ser livre de pragas e doenças.
É importante ressaltar que as plantas retiram do substrato, através das raízes, os nutrientes necessários para a sua manutenção e crescimento. Então devem ter a composição exata para que as condições de cultivo sejam atendidas. Outras vantagens é que suas características físicas, químicas e biológicas são estáveis e uniformes, além de serem isentos de patógenos, pragas e doenças. A matéria orgânica contida no produto não produz odor indesejável.
Atualmente os substratos são fabricados por empresas especializadas, já estando pronto para uso.
Adubação de plantio
As plantas retiram da solução do solo ou do substrato os nutrientes que necessitam para crescer. Alguns elementos são essenciais ao metabolismo vegetal, participando de processos como fotossíntese, síntese de proteínas e ativação de enzimas.
A carência de alguns desses elementos podem causar danos graves, em alguns casos, irreversíveis. E são indispensáveis para a sobrevivência das plantas. Por isso são utilizados adubos completos no momento do plantio, que tem em sua formulação os chamados macronutrientes, que são: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cáIcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S). E os micronutrientes: boro (B), cloro (Cl), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo) e zinco (Zn).
Estes elementos deixam as plantas mais resistentes e com mais energia para vegetar, florescer e frutificar, tornando-as também mais resistentes aos ataques de pragas e doenças.
Cobertura.
Para dar acabamento aos vasos, pode-se utilizar uma cobertura sob o solo. As sugestões são granilhas, seixos, musgo, casca de árvore ou argila expandida. Basta colocar uma camada sobre o solo, valorizando tanto o vaso como a planta. Mas não é apenas estético o papel exercido por estes materiais, eles também contribuem para a manutenção da umidade.
É interessante relacionar a planta com os materiais presentes em seu habitat. Plantas tropicais combinam com o esfagno, os cactos e suculentas com os seixos e pedriscos, por exemplo.
Plantas
As plantas utilizadas passam por um criterioso processo de escolha e avaliação. Somente são usadas plantas certificadas, que já passaram por um processo de cura (enraizamento) e são livres de pragas e doenças.
Friday, 12. August 2011
olá, aonde encontro esta manta para fazer o plantio.
grata
andreia