O nome urtiga vem do latim urere (que significa arder) e é uma designação genérica de várias plantas que apresentam um mecanismo de ação semelhante.
A mais comum delas é a Urtica dioica.
Nessas plantas existem diversas substâncias, principalmente a histamina, acetilcolina e ácido fórmico que, quando entram em contato com a pele, provocam dilatação dos vasos sangüíneos e uma espécie de inflamação.
As substâncias agressivas ficam armazenadas em minúsculos pêlos que se espalham pelo caule e folhas da planta.
A parte inferior do pêlo apresenta incrustações de cálcio, o que lhe dá rigidez, mas a ponta é frágil e se rompe ao mais ligeiro toque.
Thursday, 23. June 2011
Eu gosto das plantas,elas tem poder, é como a mente do ser humano, com a força da atração. Assim somos nós e as plantas,oi onde foi parar o cantar dos pássaros? Beijos
Thursday, 8. November 2012
Boa tarde,
Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo conteúdo do blog e lhes dizer que estou produzindo um guia de plantas medicinais e gostaria de pedir sua autorização para utilizar algumas das imagens em minha publicação. As imagens pelas quais me interesso são as da urtiga. Os créditos serão devidamente publicados dentro do projeto. Por gentileza encaminhe uma resposta para o e-mail:paula@2deditora.com.br
Obrigada
Paula Zanforlin