O Brasil é um país tropical e em algumas cidades esse conceito aparece sob a forma de um intenso calor. Sendo o Brasil um país tropical e em algumas cidades fazer muito calor, este pode acabar atrapalhando a vida de muitas famílias que se sentem sufocadas dentro de suas próprias casas.
Na maioria das vezes esse calor todo gerado na sua casa pode ser “culpa” do seu muro. Por isso várias técnicas de paisagismo têm sido criadas com o objetivo de reduzir o impacto desse calor gerado pela absorção direta dos raios de sol pelo muro.
As plantas em geral são utilizadas para compor jardins visando além de embelezar ajudar na prática a reduzir a sensação de calor no local. Para se ter uma idéia a sombra que as árvores criam no seu jardim podem ajudar a diminuir a temperatura em cerca de 5 a 7°C.
Quando o assunto é reduzir a temperatura dos muros nada mais interessante do que considerar as plantas trepadeiras que ajudam a cobrir as paredes o que evita que elas estejam em contato direto com os raios do sol.
Abaixo algumas dicas de como usar as plantas para reduzir o calor armazenado no seu muro, o paisagismo trabalha sempre a seu favor.
Muros verdes reduzem a poluição
Além de os muros verdes serem ótimos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, ajudam o meio ambiente. Pesquisas feitas por cientistas britânicos, foi chegado a uma conclusão de que muros verdes ajudam a reduzir o nível de poluição além de contribuir para limpar o ar em áreas que estariam muito expostas a níveis de poluição.
Os estudos demonstraram que as plantas de pequenas e grandes cidades contribuem removendo o dióxido de nitrogênio (NO2) e outras partículas que prejudicam a saúde das pessoas. Esses estudos ajudam a difundir a idéia de que não é somente reduzindo a quantidade de carros nas ruas que podemos fazer a nossa parte, mas também deixando os muros de nossas casas mais bonitos e verdes.
Plantas para muros e grades
Os muros altos preservam a privacidade do dono da casa dos vizinhos curiosos, porém, aumentam o calor na propriedade e ainda reduzem a quantidade de ar que circula no espaço.
Um dos principais problemas que podem aparecer é o aparecimento de fungos em plantas. Uma forma de melhorar o aspecto visual e também de qualidade e durabilidade do seu muro é através do uso de plantas decorativas.
Confira abaixo dicas de plantas que podem ser usadas em muros:
Unha-de-gato (Ficus pumila)
Uma boa alternativa de planta para muro é a unha-de-gato, porém, se você decidir cobrir todo o muro com essa planta precisará realizar podas constantes uma vez que essa planta cresce com rapidez.
Falsa-Vinha (Parthenocissus tricuspidata)
A planta chamada popularmente de falsa-vinha é uma planta que adere a parede e conta com folhas bonitas. Durante o outono as folhas ficam vermelhas e caem, os muros ficam então descobertos o que nem sempre é interessante.
Hera (Hedera helix)
A Hera é uma planta que pode ser encontrada com vários formatos de folhas inclusive algumas variegadas. Trata-se de uma planta que não exige manutenção não necessitando de poda. Excelente alternativa para cobrir muros e paredes.
Impermeabilizando o muro
Antes de fazer o plantio de Hera sobre o muro é importante cuidar da impermeabilização da parede usando tinta apropriada. Isso garante que não será necessário pintar novamente depois. Lembre-se que será bem ruim se você perceber que há algum tipo de infiltração em rachaduras do seu muro e não ter como consertar sem acabar estragando o belo efeito da sua parede vegetada.
Deve-se ressaltar ainda que as raízes da hera acabarão penetrando em qualquer tipo de imperfeição que existir na superfície do seu muro.
Tetrastigma ou Trepadeira-Castanha
A planta acima tem características ornamentais bem interessantes e cria um visual de cortina de folhas sobre o muro. O único problema que ela apresenta é o fato de crescer muito vigorosamente e assim acabar “engolindo” as demais plantas que estão por perto.
A origem dessa planta é o Vietnã e pode ser cultivado em regiões que tenham clima ameno e frio, porém, somente consegue se desenvolver sob sol pleno.
Maracujá-Roxo (Passiflora edulis)
A planta conhecida como maracujá-roxo conta com a mistura de cores exuberantes e dá frutos o ano todo. Para que essa planta se desenvolva é necessário que haja sol pleno.
A propagação dessa planta é feita por meio de sementes. O mais indicado é que ela tenha um espaçamento de pelo menos 1,5 m entre as plantas.
Estratégia contra pichações
Infelizmente nas grandes cidades uma realidade é a pichação de muros, uma forma de evitar esse problema é através do cultivo de plantas nos muros. Os muros que não vegetados não serão pichados sem contar que você está ajudando a melhorar a qualidade do ar na sua cidade.
Outras formas de reduzir o calor com plantas
Além de cobrir o muro com plantas você pode usar alguns outros truques e dicas de paisagismo para evitar as altas temperaturas na sua casa. Uma forma bem interessante de evitar o calor intenso é através do plantio de grama. Os gramados contribuem para a redução do calor.
Para reduzir a temperatura do piso pode ser interessante optar também por decks de madeira. Nas sacadas e janelas é recomendado o plantio de plantas e flores para reduzir o calor externo além de criar uma barreira verde que traz uma sensação refrescante para o ambiente.
Outra forma de reduzir a incidência de calor é através do uso de vasos de plantas nas janelas. Em pouco tempo você verifica na prática os bons resultados. No momento de escolher as plantas para cada parte da casa é fundamental levar em conta quais são as características do ambiente.
Algumas plantas precisam de incidência solar direta, porém, outras acabam prejudicadas pela ação do sol. Quando for fazer a sua escolha pese as necessidades de cada planta. Procure por soluções que sejam criativas e ajudem a deixar os espaços de casa mais bonitos.